24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Fachin defende diálogo sobre emendas e vê pressão também sobre Estados

Atualizada em 19/08/2024 10:58

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, afirmou à CNN que a solução sobre o pagamento de emendas parlamentares está no diálogo entre os Poderes e avaliou que a manutenção do modelo atual gera pressão sobre os governos dos estados também, não apenas sobre a União.

Na sexta-feira passada (16), o STF confirmou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino de suspender a execução de emendas até que o Congresso apresente método mais transparente de destinação dos recursos.

À CNN, Fachin observou os riscos das chamadas “emendas pix”, em que o pagamento é imediato e sem rastreamento, serem replicadas também na relação entre Legislativo e Executivo estaduais.

“Imagino que nenhum ente da federação adote um modelo em que uma fatia tão grande do orçamento seja gerida pelo Legislativo. Bem ao contrário. Eventual risco de replicação do modelo nos Estados retiraria dos Governadores uma parcela substancial da gestão do orçamento público”, disse à CNN.

[CNN Brasil]

Artigos Relacionados

Lula é é aprovado por 38% da população; 51% aprovam sua maneira de governar

Marcio Nunes

Por maioria, STF descriminaliza porte de maconha para consumo

Marcio Nunes

Países que causaram mais impactos devem compensar mais, diz Marina

Marcio Nunes

Brasil avançou, mas ainda há desigualdade entre homens e mulheres

Marcio Nunes

Governo Federal aprova marco legal dos jogos eletrônicos

Raimundo Souza

Nicolás Maduro critica o Brasil e exige posicionamento sobre as eleições de 2022

Raimundo Souza