27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda

Publicado em 08/07/2024

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.

Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, utilizada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência, passam a ser descritas no extrato com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segundo o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, a medida tem o objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para os clientes que têm ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

COP30: plataformas limitam preços de hospedagem enquanto ONU solicita delegações menores

Kevin Souza

STF publica nesta terça acórdão do julgamento de Bolsonaro

Redacao

Duas pessoas morrem após queda de avião em praia de Ubatuba, no litoral norte de SP

Jamile Romano

Agências bancárias reabrem nesta quarta-feira a partir do meio-dia Seguindo horário de Brasília

Kevin Souza

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Marcio Nunes

Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe, diz PF

Marcio Nunes