Atualizada em 16/05/2025 23:00
Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em plantel comercial no Brasil, as vendas de carnes de aves de todo o país foram suspensas para China, União Europeia, Argentina e Uruguai, informou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.
Todos os importadores foram notificados sobre a detecção da doença por meio das embaixadas e adidâncias. A expectativa, disse Rua, é que os embargos sejam flexibilizados à medida que o governo brasileiro avançar com as ações de contenção do foco.
Para isso, a equipe técnica da Pasta se baseia nos resultados da atuação no caso da doença de Newcastle, registrada em julho do ano passado, em Anta Gorda (RS).
Rua disse que todos os países foram comunicados com transparência e agilidade sobre o caso, e que a publicação do relatório no site da OMSA ajuda a dirimir dúvidas sobre o episódio. Agora, a Pasta aguarda a reação dos parceiros comerciais, o que deverá se intensificar no início da próxima semana. Ele espera vista grossa no primeiro momento, dada a importância da doença, mas uma flexibilização gradual no decorrer das semanas.
(Globo.com)