21.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Executiva nacional do PT afirma que eleição de Maduro foi ‘democrática e soberana’

Atualizada em 30/07/2024 09:35

A executiva nacional do PT afirmou em nota divulgada na noite desta segunda-feira (29) que o processo eleitoral que elegeu Nicolás Maduro no domingo foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.

O PT cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a vitória de Maduro, “dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.

Na nota, a executiva nacional disse ainda que é importante que Maduro continue o diálogo com a oposição para superar os problemas da Venezuela e opina que eles são causados, em grande parte, por “sanções ilegais”.

“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, completa o comunicado.

A nota foi compartilhada por Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, nas redes sociais.

O governo Lula (PT), que tem laços históricos com o chavismo, defendeu que o CNE divulgue as informações das mesas de votação. Em uma nota, o Itamaraty não parabenizou Maduro e pediu a publicação de “dados desagregados por mesa de votação”.

Também na noite de segunda, o Itamaraty publicou um alerta aos brasileiros que vivem ou estão na Venezuela para que evitem aglomerações e se informem pelas mídias sociais da embaixada sobre as condições de segurança do local onde estão.

Nas últimas horas, protestos contra a vitória do ditador Nicolás Maduro foram registrados no país.

Veja a nota completa do PT

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Executiva Nacional do PT

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados

Evento com ministros do STF e Theresa May tem reforço na segurança com cão farejador de bombas

Jamile Romano

Paraná Pesquisas: Rejeição ao governo Lula supera aprovação

Raimundo Souza

“Ressurgimento de um guerreiro”, diz Bolsonaro sobre Trump

Jamile Romano

Lula planeja mudar lideranças no Congresso Nacional

Jamile Romano

Primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Rio Branco leva serviços à população e audiência pública na Baixada da Sobral

Marcio Nunes

Datafolha: Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%

Raimundo Souza