23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é aplicado para mais de 1,8 mil detentos no Acre

Publicado em 24/09/2025

Mais do que abrir portas, a educação transforma e aponta caminhos que antes eram invisíveis. E para quem busca reescrever sua história e chegar a um novo destino, é oportunizada a chance por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja PPL/2025. No Acre, 1.803 pessoas privadas de liberdade, realizam as provas nos dias 23 e 24 de setembro.

Mais de 1,8 mil privados de liberdade realizam as provas do Encceja no Acre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Margarete Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, explica que na terça-feira, 23, foi realizada a aplicação do exame para a certificação de competência do ensino fundamental, e nesta quarta-feira, 24, para o ensino médio. Sendo aprovados, os alunos recebem seus certificados de conclusão de estudos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Margarete Frota diz que o trabalho feito pela equipe é gratificante. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe da Divisão ressalta que a educação é uma ferramenta importante para a mudança e que o Encceja tem sido uma alternativa eficaz para quem está voltando para a sociedade: “A gente precisa prepará-los porque eles têm urgência. Daqui um tempo eles vão sair daqui e não podem sair do mesmo jeito que entraram. Então, é gratificante a gente ver eles lá fora trabalhando, seguindo em frente”.

Detentos realizam as provas dentro das unidades prisionais. Foto: Crislei Souza/Iapen

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de estudos e Pesquisas (Inep) desde 2002, e possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos no ensino básico. No caso do Encceja PPL, a certificação ainda oferece ao privado de liberdade um meio para a remição de pena.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Rio Acre Apresenta Tendência de Baixa em Rio Branco

Raimundo Souza

Missa de 7º Dia de Flaviano acontece hoje na Catedral Nossa Senhora de Nazaré

Jamile Romano

Marina Silva defende criação de teto para exploração de petróleo

Jamile Romano

Afonso afirma compromisso do governo com empresas fornecedoras de fardamento escolar

Marcio Nunes

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Redacao

Acre registrou 84 registros de conflitos de terra em 2023; quase metade dos conflitos no campo no Brasil foram na Amazônia

Jamile Romano