26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Evento de tecnologia reúne Detrans e órgãos de trânsito de todo o país

Publicado em 06/06/2025


Em sua primeira edição, a ANDTech 2025 se consolidou como o maior evento de tecnologia aplicada ao trânsito no Brasil. Promovida pela Associação Nacional dos Detrans (AND), a iniciativa reúne técnicos e gestores de todos os departamentos de Trânsito do país, além de órgãos federais e municipais da área de tráfego.

Além da equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), o comando do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar também se fez presente no evento. Na prática, a ANDTech, realizada no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo apresenta soluções tecnológicas que podem ser agregadas ao trabalho já realizado nos estados.

“Trouxemos nossos técnicos para trocar experiências e conhecer as inovações apresentadas pelas empresas e outros parceiros que estão aqui no evento. Quem ganha com a disponibilização de todo esse aparato tecnológico certamente é o cidadão, que consegue resolver suas demandas com mais rapidez e de maneira desburocratizada”, destacou Taynara Martins, presidente do Detran/AC.

Fóruns, treinamentos e palestras dominaram os dois dias do evento. Painéis apresentaram aos gestores dos Detrans inovações que podem auxiliar o atendimento prestado diariamente ao cidadão nas áreas de habilitação, veículos e multas.

“Vimos com o intuito de conhecer boas práticas já desenvolvidas por outros estados e buscar soluções inovadoras para aprimorar o trabalho executado no Acre. Estamos aqui com o compromisso de aprender, compartilhar e evoluir”, disse a chefe da Divisão de Atendimento do Detran/AC, Elisangela Lopes Brasil.

Exemplos de automação em quase todos os serviços realizados por Detrans já são realidade em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, que despontam como estados pioneiros na digitalização e ‘despapelização’. Na maior cidade do país, o Departamento de Trânsito desocupou seis andares dos dez ocupados por sua sede.

Essa é uma tendência mundial e segue o conceito de cidade inteligente, onde a mobilidade urbana é associada à qualidade de vida, auxilia no melhor funcionamento dos serviços públicos e preservação do meio ambiente.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Energisa na Comunidade será realizado no colégio CERB neste sábado

Marcio Nunes

Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado

Marcio Nunes

Prefeitura e Defesa Civil buscam soluções para abastecimento de água em Rio Branco

Raimundo Souza

Governo intensifica campanhas educativas para conscientizar população e reduzir acidentes de trânsito

Jamile Romano

Gabarito provisório do concurso da Educação do Acre é divulgado

Jamile Romano

Acre suspende queimas controladas por tempo indeterminado devido à seca

Kevin Souza