33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta

Atualizada em 08/04/2025 16:35

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira (9). A medida é mais um episódio da guerra comercial entre os países.

Na coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais da Casa Branca nesta tarde, a secretária foi questionada por um repórter se o presidente Donald Trump manteria a decisão de adicionar 50% em taxas sobre os produtos da China.

Minutos antes, a secretária havia criticado o governo chinês por não recuar e aceitar uma negociação com os Estados Unidos.

Na segunda-feira, Donald Trump havia ameaçado impor tarifas adicionais sobre todas as importações da China caso Pequim não recuasse da decisão de impor tarifas recíprocas contra Washington.

“Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais à China de 50%, com efeito em 9 de abril”, disse o americano em rede social.

Histórico de taxação

Em março, Washington impôs taxas específicas de 20% à China, em um dos primeiros movimentos de Trump para pressionar o país asiático. No último dia 2 abril, os EUA iniciaram uma guerra de tarifas contra todos os parceiros comerciais, com taxação adicional de 34% sobre todos os produtos chineses que entram no país norte-americano. Com a promessa de uma terceira taxação de 50%, o total iria para 104%.

Além de retaliar com tarifas de 34% sobre os produtos estadunidenses, Pequim também estabeleceu restrições para exportação de minerais raros, chamados terras raras, e proibir o comércio com 16 empresas dos EUA.

Em editorial publicado no domingo (6), o jornal porta-voz do Partido Comunista Chinês (PCCh) – o Diário do Povo – disse que a China está preparada para a guerra de tarifas de Donald Trump e que o “céu não cairá” por causa das novas barreiras comerciais.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Nova IA da Meta gera 3 bilhões de dólares por dia aos cofres de Mark Zuckerberg

Raimundo Souza

Startup acreana é destaque na imprensa europeia durante maior evento de tecnologia da Europa

Raimundo Souza

OMS: 300 mil mulheres morrem anualmente em razão de gravidez ou parto

Marcio Nunes

Vitória de Trump pode beneficiar investimentos ligados ao agronegócio

Raimundo Souza

Trump pretende acabar com cidadania automática para filhos de imigrantes ilegais, e isso afeta brasileiros

Marcio Nunes

Com dúzia de ovos a R$40, aluguel de galinha vira negócio nos EUA

Raimundo Souza