25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Mundo

EUA vão governar Venezuela até uma transição apropriada, diz Trump

Publicado em 03/01/2026

Por Lorena Barros e Mariana DurãesDo UOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que os EUA vão governar a Venezuela após a prisão do presidente, Nicolás Maduro, coordenada pelos Estados Unidos.

O que aconteceu
Trump disse que tropas dos EUA ficarão na Venezuela enquanto um novo governo não for instituído. “Vamos governar o país até que uma transição adequada possa ocorrer”, disse o americano, chamando Maduro de ditador.

Presidente não deu detalhes sobre como será o governo e disse que “um grupo” será responsável pela administração local. “Vamos governar com um grupo, e vamos ter certeza de que ele vai ser governado apropriadamente (…) Estamos designando pessoas neste momento [para o governo]. Vamos deixar vocês a par”, afirmou Donald Trump, em pronunciamento.

O secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Defesa do país, Pete Heghset, farão parte do comitê para governar a Venezuela. Segundo Trump, Rubio teve “uma longa conversa” com a vice-presidente Delcy Rodríguez, que “disse que ia fazer tudo o que os EUA precisassem”. Mais cedo, a política, que está na Rússia, disse que seguiria com o plano de Maduro para o país latino.

Sem detalhar por quanto tempo dominaria o país, Trump mencionou a necessidade de uma transição “segura, adequada e sensata”. Ele disse que “gostaria que [a intervenção] fosse rápida”, mas que “vai levar tempo”. “Temos que reconstruir a infraestrutura do petróleo. O petróleo é algo muito perigoso, que pode matar muitas pessoas. A infraestrutura está velha”, disse.

‘Estamos lá agora e ficaremos até o momento em que uma transição apropriada aconteça. Vamos ficar até lá. Vamos governar o país, essencialmente, até que uma transição apropriada possa acontecer.”

-Donald Trump, em pronunciamento após prisão de Maduro.

Todas as figuras políticas e militares da Venezuela precisam entender que o que aconteceu com Maduro pode acontecer com eles e vai acontecer com eles se eles não forem justos com o seu povo.

-Donald Trump, em pronunciamento após prisão de Maduro

Empresa americana vai administrar petróleo da Venezuela.

Trump também afirmou que empresas americanas vão entrar no país para mexer com a estrutura do petróleo. “Eles não estavam bombeando quase nada [de petróleo], em comparação ao que poderiam bombear. Vamos levar nossas maiores companhias de petróleo dos EUA. Elas vão entrar, gastarão bilhões de dólares, vão consertar a infraestrutura do petróleo e começarão a fazer dinheiro para o país”, disse

Por mais de uma vez, ele mencionou que a Venezuela vai fazer “muito dinheiro” com o petróleo. Segundo ele, as empresas americanas que entrarão no país “serão reembolsadas” pelo trabalho, que ele classificou como “investimento bilionário”.

Presidente detalhou o ataque em pronunciamento na sua mansão em Mar-a-Lago. Junto de Trump estava o secretário de estado, Marco Rubio, o General Dan Caine, Chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, e Pete Heghset, secretário de Defesa dos EUA. Mais cedo, ele explicou que assistiu em tempo real à operação.

Presos em segundos

Maduro e a esposa foram detidos em “questão de segundos” e não tiveram tempo de reagir. Trump disse ao canal norte-americano Fox News que acompanhou a operação de sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, e que “foi como assistir a um programa de TV”, afirmou.

Segundo Trump, o venezuelano tentou “chegar a um lugar seguro”, mas não conseguiu. O presidente declarou que Maduro “chegou à porta, mas não conseguiu fechá-la”.

Operação contou com um “grande número” de helicópteros e aeronave militares. Segundo Trump, militares ensaiaram por dias a abordagem e comparou a ação de hoje com o ataque do país a plantas nucleares do Irã em junho de 2025. Maduro e esposa foram colocados em um barco após serem detidos.

“Ele estava em um lugar altamente seguro, uma casa, que era como em uma fortaleza, com portas de aço, uma área segura. Eu assisti, literalmente, como se estivesse assistindo a um programa de TV. Se você tivesse visto a velocidade, a violência, como isso aconteceu. Foi um trabalho maravilhoso.”

-Donald Trump, ao canal Fox News.

Segundo Trump, poucas pessoas ficaram feridas e ninguém morreu no ataque. Integrantes das forças norte-americanas que capturaram o presidente da Venezuela Nicolás Maduro sofreram alguns ferimentos, mas nenhuma morte foi registrada.

Maduro e esposa estão a caminho de Nova York e responderão em solo norte-americano pelos crimes de narcotráfico e terrorismo, afirmou procuradora-geral dos EUA. Em publicação nas redes sociais, Pam Bondi lembrou que o venezuelano foi denunciado por um tribunal de Nova York em 2020.

Venezuela pede “prova de vida” de Maduro e Trump publica foto

Governo dos EUA afirmou que o casal está em um navio a caminho de Nova York. A vice-presidente do país latino, Delcy Rodriguez, havia pedido uma prova de vida dos dois após denunciar o ataque.

Pouco antes de falar com a imprensa, Donald Trump publicou uma foto de Nicolás Maduro, que teria sido tirada após a prisão. Nela, o venezuelano aparece de óculos e abafadores de ruído, segurando uma garrafa, dentro do navio USS Iwo Jima.


Donald Trump publicou foto de Nicolás Maduro dentro de navio USS Iwo Jima após prisão na Venezuela

Imagem: Donald Trump/Truth Social

O governo venezuelano classificou os ataques como uma “grave agressão militar”. Em comunicado oficial, eles dizem que as explosões atingiram áreas civis e militares em Caracas e nos Estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

“Essa agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais e coloca em risco a vida de milhões de pessoas.”

-Governo da Venezuela

Maduro declarou que o objetivo dos Estados Unidos seria “tomar os recursos estratégicos do país”: “especialmente petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Maduro e esposa chegam a Nova York após captura em ação dos EUA, diz TV

Raimundo Souza

Dólar cai 2,53% a R$ 5,84 após Trump pausar tarifas; Ibovespa sobe 3,12%

Marcio Nunes

Pesquisadores descobrem “cidade subterrânea” sob as pirâmides do Egito

Raimundo Souza

Brasil dá exemplo de democracia aos EUA, diz New York Times

Redacao

Venezuela: Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição

Jamile Romano

Ascensão de Leão 14 frustra ultradireita nos EUA, que chama o papa de marxista

Raimundo Souza