24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Geral

EUA anunciam restrição de visto para autoridades estrangeiras ‘cúmplices de censura a americanos’

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira (28) restrições de visto contra autoridades estrangeiras que são “cúmplices de censura a americanos”. Ele citou a América Latina, mas não listou quem será afetado. O ministro do STF Alexandre de Moraes pode ser um dos alvos da medida.

Após o anúncio, Jason Miller, um consultor de Trump, marcou Moraes na rede social X, insinuando que ele seria atingido pelas medidas.

“Compartilhe isso com alguém que vem imediatamente à sua mente quando você lê isso. OK, vou começar… Olá @Alexandre! 👋”, diz a mensagem.

O Departamento de Estado americano disse considerar “inaceitáveis” determinadas atitudes de autoridades estrangeiras, e citou os critérios para enquadrar as autoridades. Veja a seguir:

 

Rubio anunciou a nova política, em publicação no X, e citou os limites à liberdade de expressão dos americanos:

“Por muito tempo, americanos foram multados, assediados e até processados por autoridades estrangeiras por exercerem seu direito à liberdade de expressão. (…) A liberdade de expressão é essencial para o modo de vida americano – um direito de nascimento sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade. Estrangeiros que atuam para minar os direitos dos americanos não devem desfrutar do privilégio de viajar para o nosso país. Seja na América Latina, na Europa ou em qualquer outro lugar, os dias de tratamento passivo para aqueles que atentam contra os direitos dos americanos acabaram”, afirmou Rubio.

De acordo com o Departamento de Estado, a restrição de vistos se enquadrará dentro da Lei de Imigração e Nacionalidade, que autoriza o secretário de Estado a vetar estrangeiros cuja entrada no país “possa ter consequências potencialmente graves para a política externa dos Estados Unidos”. Membros da família desses estrangeiros também podem ser incluídos.

[Globo.com]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na primeira noite de carnaval o Prefeito Tião Bocalom cai na folia com o rei e rainha do Carna de 2025. Veja o vídeo

Raimundo Souza

Real completa 30 anos com desafio de manter poder de compra

Raimundo Souza

Acre participa de painel com foco nos sistemas integrados e monitoramento climático nas cadeias produtivas amazônicas

Raimundo Souza

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

Raimundo Souza

Time do Flamengo chega em Rio Branco e é recepcionado de forma calorosa por torcedores, com movimento AeroFla

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco declara emergência devido à cheia do rio Acre e adota medidas imediatas de assistência

Raimundo Souza