23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

ETA ll paralisa trabalhos por estrutura ficar comprometida após desmoronamento

Publicado em 02/04/2024

Após um desmoronamento de terra comprometer a estrutura da ETA II (Estação de Tratamento de Água) em Rio Branco, a operacionalidade do sistema foi suspensa na manhã dessa segunda-feira (1°). A região já enfrentou três situações de emergência devido ao movimento do solo, que comprometeu uma subestação e afetou uma nova estrutura.

A situação se agrava com a passarela que leva à torre, que já cedeu mais de um metro, e também com o desarenador, que apresenta uma deficiência significativa, resultando na perda de mais de 10% da água captada.

Com a estrutura pré-colapsada, há preocupações com o abastecimento de água para 62% da população de Rio Branco.

“Aqui está pré-colapsado. Então a gente tem que ter um certo cuidado, porque aqui ele bombeia água para 62% de Rio Branco. É muita água, mas a metade da cidade ficaria sem água se aqui houvesse colapso”, disse o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira.

O desmoronamento também afetou o Ponto de Adução, responsável por conectar a bomba do rio à lagoa, levando ao seu deslocamento de mais de dois metros. A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Saerb, está buscando soluções emergenciais, como desviar o desarenador temporariamente para evitar um colapso no sistema de abastecimento de água na capital.

Enquanto isso, considera-se a mudança da captação para a ETA I, uma área mais segura e estável. O diretor presidente do SAERB Enoque pereira informou que o prefeito anunciou a busca por recursos em Brasília para resolver definitivamente a situação e garantir o fornecimento contínuo de água para a cidade, mas por enquanto o trabalho é paliativo.

“Estamos antecipando tudo isso para que não tenhamos que parar Rio Branco por alguns dias. É uma maneira paliativa, que não vai resolver de um modo definitivo, mas de maneira que a gente consiga levar água para as casas dos rio-branquenses”, explicou Enoque.

A Defesa Civil do município esteve no local para avaliar a situação. O coordenador municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, alertou que a situação atual é grave e acredita que, se não forem tomadas medidas urgentes, o sistema poderá enfrentar uma paralisação prolongada.

“Aqui a situação é grave. Aqui há uma movimentação de massa em blocos, que movimenta toda a área. Com isso, tem prejuízo em relação ao Ponto de Adução e também com a captação de água, onde foi preciso suspender, inclusive. Houve um comprometimento de estrutura. Também da mesma maneira, nós estamos observando o outro ponto dos motores. E caso se agrave, vai ter um problema muito sério”.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre inaugura Ponte da Sibéria neste domingo

Raimundo Souza

Procon realiza atividades educativas e fiscalizatórias na 1ª Expo Fronteira, em Assis Brasil

Redacao

Bocalom visita obras do elevado as 6h da manhã e ao ver que não tem ninguém na obra cobra secretário e empresa

Jamile Romano

Mudança no Imposto de Renda deve isentar quase metade dos professores do Acre, aponta Ipea

Kevin Souza

MPAC participa de reunião no Saerb para discutir medidas diante da estiagem em Rio Branco

Jamile Romano

Com umidade que pode chegar a 100%, AC tem chance de pancadas de chuvas nesta segunda-feira, 7

Jamile Romano