22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estudantes da rede estadual representarão o Acre no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Publicado em 23/01/2025

Estudantes de escolas estaduais do Acre foram selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que promove o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais e temas relevantes da América Latina. O encontro internacional será realizado no período de 11 a 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Os seis participantes acreanos foram escolhidos entre 25 projetos inscritos, com base em critérios como originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. O tema do projeto deste ano, “A integração regional e as mudanças climáticas”, guiou a seleção dos estudantes:

Alessandra Rodrigues de Sousa – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)

João Pedro de Souza Oliveira – Escola Dom Henrique Ruth (Cruzeiro do Sul)

Ketlin Oliveira Maciel – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)

Hevellyne Oliveira Sampaio – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)

Kauanny Cristine Taveira Monteiro – Escola Humberto Soares da Costa (Rio Branco)

Yan Victor Rocha Soares – Escola Professor José Rodrigues Leite (Rio Branco)

“Ver esses seis estudantes acreanos sendo selecionados para a próxima fase do Parlamento Juvenil do Mercosul demonstra que nossos alunos estão preparados para discutir desafios globais e construir soluções inovadoras para o futuro. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que desenvolvam cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios de nossa comunidade”, declarou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Processo seletivo

O programa, que reúne 81 estudantes de todo o Brasil, com seis representantes de cada estado, prevê uma etapa nacional preparatória. Os candidatos realizarão campanha eleitoral de 10 a 18 de fevereiro, seguida pelas eleições, marcadas para os dias 19 a 21 do mesmo mês. Os três candidatos que receberem o maior número de votos não apenas representarão seus estados, mas também participarão, em julho, de um curso de formação em Brasília, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis. Após a formação, será escolhido um titular e dois suplentes para representar oficialmente o Brasil no encontro internacional do PJM.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Brasília, Gladson Camelí busca recursos para a execução de obras de infraestrutura no Acre

Marcio Nunes

InfoGripe: influenza A segue em crescimento no Acre

Raimundo Souza

Devastada pelas águas do Rio Acre, Brasiléia tenta retomar normalidade

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de prevenção à obesidade

Raimundo Souza

Ação do Juntos Pelo Acre reúne milhares de pessoas e movimenta três escolas da Sobral com atendimentos de saúde, lazer e cidadania

Raimundo Souza

Justiça rejeita legítima defesa, e ex-sargento da PM deve ir a júri por matar adolescente durante assalto no Acre

Jamile Romano