25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Livro reuniu produções dos estudantes da Escola Padre Diogo Feijó. Foto: Mardilson Gomes

Uma tarde de suspense e mistérios. Foi assim o lançamento do livro A Sombra do Desconhecido que reuniu contos sobre a temática, escritos por 72 alunos da Escola Estadual Padre Diogo Feijó. O evento ocorreu na sexta-feira, 13, na Filmoteca Acreana e reuniu estudantes, pais e toda comunidade escolar.

Ao longo do evento, os estudantes autores leram suas histórias para público presente. A produção literária é fruto de um projeto de leitura organizado pelas professoras Sandra Cantiga, Herlen Evangelista, Ana Guedes e Letícia de Paula que está em sua segunda edição. A primeira teve como resultado um livro de crônicas que foi lançado ano passado.

Um dos contos publicados no livro se passa nos anos 50 e narra a história de um jornalista que investiga uma onda assassinatos na antiga Hollywood. Com autoria da aluna Isaura Sadim, a história tem um final surpreendente. “É muito gratificante saber que a minha história foi boa suficiente para estar nesse livro e agora eu pretendo continuar escrevendo”, celebra.


A administradora Vera Lima e a filha Isaura Sadim que teve um conto publicado no livro. Foto: Mardilson Gomes

A administradora Vera Lima, mãe de Isaura, compartilha que esta é a segunda vez que sua filha participa do projeto. Na primeira edição, Isaura teve uma crônica publicada, e atualmente integra a Academia Juvenil Acreana de Letras. Para Vera, ver a filha envolvida nesse tipo de iniciativa é motivo de grande satisfação. “Ela está sempre motivada e demonstra um interesse genuíno por atividades relacionadas à leitura”, afirma.

A professora Ana Guedes explica que o livro foi fruto de muitos processos de escrita e reescrita que motivou os alunos ao longo do ano. “Os alunos iam motivando uns aos outros ano longo do processo que foi muito trabalhoso, mas gratificante”, avalia.


O livro foi resultado de um projeto de leitura organizado pelas professoras da insituição. Foto: Mardilson Gomes

Para a professora Herlen Evangelista reunir a produção de tantos em um livro foi um desafio, especialmente por conta das tecnologias e rede sociais que tomam muito tempo na vida dos jovens. “Para nós professores é um desafio, mas quando você vê o resultado é muito gratificante”, destaca.

Sentimento compartilhado pela professora Sandra Cantiga que ressalta a importância do apoio das famílias dos estudantes em atividades como essa. “É lindo você chegar no final do ano com esse trabalho e ver que todos se empenharam e levaram para vida essa experiência”, pontua.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre inicia recapeamento asfáltico de 1,2 km da Avenida Antônio da Rocha Viana

Raimundo Souza

Mais de 133 mil famílias acreanas recebem o Bolsa Família em novembro

Jamile Romano

Revista “Delas Acre” celebra a força e o protagonismo das mulheres acreanas

Marcio Nunes

Procon inicia 6º Mutirão de Negociação de Dívidas e Atendimento aos Consumidores Superendividados e Endividados

Jamile Romano

Saiba o que não se pode levar para o Carnaval da Família em Rio Branco

Marcio Nunes

Para coibir lavagem de dinheiro, Receita iguala fintechs a bancos

Kevin Souza