24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estande do Meio Ambiente é destaque na Expoacre com ações educativas, atendimento ao produtor rural e promoção de políticas ambientais

A Expoacre 50 anos teve início neste sábado, 26, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Quem visita a maior feira de agronegócios do Acre poderá conhecer, durante as nove noites, o estande integrado do meio ambiente, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). O espaço reúne atividades voltadas à educação ambiental, atendimento ao produtor rural e divulgação de políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente.

Estande do Meio Ambiente é destaque na Expoacre com ações educativas, atendimento ao produtor rural e promoção de políticas ambientais. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

Um dos grandes atrativos do estande ambiental são as mesas temáticas, que apresentam ao público as principais ações e projetos desenvolvidos pelos órgãos ambientais do estado. Entre os destaques estão os Brigadistas Comunitários, a Campanha de Combate às Queimadas, além de iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade, gestão das Unidades de Conservação (UCs)  e dos recursos hídricos.

O secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância da campanha de enfrentamento às queimadas e ao desmatamento ilegal durante a Expoacre.

Secretário Leonardo Carvalho destaca a importância da campanha de combate às queimadas e desmatamento ilegal no período de estiagem. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Lançamos a campanha deste ano contra as queimadas e o desmatamento ilegal. Estamos levando informação e promovendo a conscientização da população sobre os riscos e os impactos dessas práticas. Não queremos repetir os episódios críticos que já vivemos em anos anteriores. Precisamos do apoio da população para evitar queimadas urbanas, reduzir o desmatamento ilegal e preservar a saúde de todos. A campanha reúne diversas instituições unidas pelo mesmo objetivo: proteger o meio ambiente e garantir mais qualidade de vida para os acreanos”, concluiu.

O espaço também permite que os visitantes conheçam o trabalho do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e iniciativas do Programa de Regularização Ambiental por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Mesas temáticas são um dos destaques do estande, apresentando as ações realizadas pelos órgãos ambientais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O IMC também participa com uma mesa dedicada ao pioneirismo do Acre na implementação do REDD+ jurisdicional, reforçando o papel do estado como referência em políticas públicas ambientais e abordando o processo de atualização da repartição de benefícios do Programa ISA Carbono.

“O IMC está presente com uma programação interativa e educativa, que inclui jogos, vídeos e rodas de conversa sobre boas práticas ambientais, com destaque para o REDD+ jurisdicional, uma estratégia na qual o Acre é pioneiro. Nosso objetivo é aproximar a população das ações que o Estado tem desenvolvido para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e reforçar a importância da conservação da floresta. Preservar a floresta é proteger o clima, a água e a vida. Quem cuida hoje, respira amanhã”, ressaltou a presidente do IMC, Jaksilande Araújo.

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destaca a programação interativa voltada às boas práticas ambientais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Para tornar a experiência ainda mais dinâmica, as mesas interativas contam com um jogo ambiental educativo que aborda temas relacionados à biodiversidade, gestão de recursos sólidos, unidades de conservação e mudanças climáticas.

Com foco especial no público infantojuvenil, o estande também promove dinâmicas lúdicas e educativas conduzidas pelas equipes da Sema e do Imac. As atividades abordam temas voltados para a conservação da biodiversidade, práticas sustentáveis e uso consciente dos recursos naturais.

Jogos interativos buscam sensibilizar o público infantil sobre a importância da preservação do meio ambiente. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Os produtores rurais também contam com atendimento especializado durante o evento. Um escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi instalado no estande, oferecendo suporte técnico e orientações para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A ação busca facilitar o acesso dos produtores às ferramentas de regularização e incentivar práticas sustentáveis no campo.

O presidente do Imac, André Hassem, afirmou que a Expoacre é uma oportunidade para unir as pessoas contra os ilícitos ambientais.

“Assim como em todos os anos, o Imac está presente na feira, e este ano estamos com foco nas ações de licenciamento e também de sensibilização da comunidade quanto ao período de estiagem que já chegou. Estamos com técnicos durante todos os dias para orientar os nossos empreendedores, produtores. O nosso estande integrado com a Sema e o IMC tem diversos outros serviços, então, venham nos visitar”, falou.

Viveiro da Floresta expõe cinco mil mudas frutíferas e nativas. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Outro atrativo do espaço é o Viveiro da Floresta, unidade da Sema responsável pela produção de mudas nativas e frutíferas utilizadas em ações de reflorestamento e recuperação ambiental. Durante a Expoacre, os visitantes podem conhecer de perto espécies como castanheira, açaí solteiro, abacaxi, café, ipê amarelo, ipê branco, banana comprida, goiaba, mamão, biribá além de receber orientações sobre seu plantio e importância ecológica.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

EUA: Justiça diz que tarifas recíprocas de Trump são ilegais

Raimundo Souza

“É um gesto de amor e eu sou muito grato”, disse Marcus Alexandre ao inaugurar Casas 15 no Calafate

Marcio Nunes

Conselho Penitenciário do Acre realiza visita para fiscalizar condições do sistema prisional

Raimundo Souza

Inscrições abertas para a 11° edição do prêmio Sebrae de jornalismo

Marcio Nunes

Mais de 80 instituições recebem 3 mil cestas básicas montadas com alimentos arrecadados na Expoacre

Kevin Souza

Moradores bloqueiam AC-40 em protesto por melhorias em ramal abandonado

Jamile Romano