Atualizada em 24/05/2025 10:07
O Acre foi o centro de debates durante a 15ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force). Nos últimos dois dias de evento, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) divulgou, em um estande, alguns dos atrativos turísticos do Acre. No espaço, representantes do trade turístico marcaram presença para exposição e venda de pacotes de passeios, vivências e city tour.

Para Victor Pontes, proprietário da Ayshawã Travel, o estande é uma oportunidade para apresentar os pacotes aos visitantes. “Está um sucesso. Além dos atrativos turísticos, nós temos o estande do artesanato, que complementa a parte cultural e turística do nosso estado. A estrutura está internacional mesmo, muito bonita de se ver. Nós trouxemos a agência, com produtos e serviços como city tour, visita no Seringal Cachoeira, ribeirinhos e o nosso carro-chefe, que é a etnovivência”, explica.

Durante a GCF Task Force, a Ayshawã Travel lançou a primeira expedição Choca-do-Acre na Serra do Divisor, no segmento de birdwatching. “As pessoas têm demonstrado muito interesse, principalmente no ecoturismo. No estande, nós temos uma inovação de tecnologia com um equipamento que coloca o turista dentro da Serra do Divisor e está sendo o maior sucesso. Muita gente perguntando e nós estamos passando nossos contatos. Com certeza esse ano nós vamos trabalhar mais ainda com o público acreano, desfrutando do que é nosso”, destaca.
O evento reuniu representantes de 43 estados subnacionais de 11 países – responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta, que tiveram a oportunidade de visitar o local e ter experiências por meio da imersão em tecnologia e em atrativos como Serra do Divisor, Rio Croa e Trilha Chico Mendes.

Mack Willison, gestor ambiental, operador e guia de turismo, ressalta que o espaço do estande proporcionou novos negócios. “Nós tivemos alguns contatos. Já marcamos atividades de final de semana, mas especificamente dentro de Rio Branco, com atividades que realizamos aqui, de caiaque, caminhada interpretativa, porque as pessoas vieram com tempo muito limitado”, disse.
Além de fechar negócios, Mack destaca que eventos como a GCF Task Force são importantes para o turismo. “As pessoas vêm, conhecem um pouco e fica para um próximo momento realizar atividades realmente mais contundentes, para que a gente possa apresentar melhor nosso estado. Diferentes pessoas me procuraram, principalmente da América do Sul para conhecer mais o Acre”, destaca.

O titular da pasta, Marcelo Messias, ressalta a importância de inserir o trade turístico no estande: “O Acre é um estado rico. Estamos inseridos na Amazônia, que já é um atrativo turístico internacional pelas florestas e pelas culturas que temos aqui. E no estande buscamos promover locais do nosso estado, o nosso artesanato e culturas, destacando também a importância de manter a floresta em pé. Isso tudo foi ainda mais especial com a presença do trade turístico, responsável por alinhar os roteiros diretamente com os turistas e levá-los para os passeios. Com certeza, a experiência na GCF foi excepcional dentro do nosso estado”.
[Agência de Notícias do Acre]