23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado se prepara para realização da Missão de Monitoramento 2024 do Programa REM Acre

Publicado em 21/06/2024

O Acre foi o primeiro estado escolhido para implementação do Programa REM (REDD Early Movers, em inglês). Por meio da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre – Fase II, o governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan), está organizando a recepção e a agenda dos representantes internacionais para as visitas aos beneficiados dos projetos desenvolvidos pelo REM no Acre.

A Missão de Monitoramento e Avaliação 2024 será realizada entre os dias 9 e 13 de julho, tendo como objetivo acompanhar e avaliar a execução dos projetos e os avanços alcançados. No roteiro da agenda estão programadas reuniões técnicas com os órgãos subexecutores e visitas in loco aos beneficiários dos projetos Cadeia Produtiva da Bovinocultura, em Porto Acre e Epitaciolândia, e do Subsídio da Borracha, na Comunidade 2 Irmãos, em Xapuri.

A missão irá contar com a presença da primeira-secretária para o Desenvolvimento Sustentável/Florestas da Embaixada do Governo Alemão, Franziska Troeger; do gerente de portfólio do Banco KfW, Klaus Köhnlein; da gerente do Programa REM no Department for Energy Security & Net Zero – DESNZ, Svenja Bunte; e da gerente do portfólio de financiamento climático (REM e LEAF) pela International Climate Finance Manager – IFC, Louise Hill, além dos representantes do governo do Acre.

A coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Marta Azevedo, destaca que a missão é uma ferramenta de aproximação e construção de sinergias entre a realidade local e os tomadores de decisão, um momento de verificação in loco dos alcances e resultados que o programa trouxe para paras as comunidades e para a implementação das políticas públicas.

“A Missão de Monitoramento é a comprovação de que o Estado está cumprindo sua tarefa, atendendo os provedores de serviços ambientais e demonstrando que estamos compromissados com a redução dos níveis de desmatamento no território acreano e que somos capazes de implementar projetos de REDD+”, destaca.

Programa REM Acre é fruto da cooperação financeira firmada entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido, para a implementação de projetos voltados a conservação das florestas, beneficiando extrativistas, ribeirinhos, produtores rurais de pequeno e médio porte e as populações indígenas, que encontram na floresta sua geração de renda.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Coronel Batista, da Defesa Civil, se reúne com pesquisador da Ufac para discutir fenômenos climáticos

Marcio Nunes

PRF/AC Lança Campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” em Parceria com UNACON

Jamile Romano

Defensor público do Acre é o único do país a receber o Prêmio Justiça em Foco 2025

Kevin Souza

Acre recebe 28 médicos do programa Mais Médicos para reforçar saúde básica

Jamile Romano

Rio Acre segue com nível estável em Rio Branco, segundo Defesa Civil

Kevin Souza

Educação abre consulta pública da nova política de EJA no Acre

Raimundo Souza