25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado revitaliza biblioteca do Presídio Feminino de Rio Branco

Publicado em 30/05/2024

A biblioteca do presídio feminino ganhou uma cara nova, com uma decoração mais aconchegante e propícia para que as reeducandas possam usufruir com mais qualidade e até promover o interesse pela leitura.

A pequena reforma feita no local foi finalizada na última segunda-feira, 27, e durou 20 dias. Foram utilizados apenas materiais reciclados de outras obras que acontecem no presídio feminino, como sobras de tintas e madeiras. As estantes para os livros foram produzidas no Polo Moveleiro pelos detentos que trabalham no local. Com isso a sala que antes era simples, passou a ser mais confortável e convidativa.

O espaço fica aberto e disponível para as detentas durante o dia inteiro e além de abrir as portas da educação, a leitura pode proporcionar a remissão de pena para as detentas. É um direito garantido pela Lei de Execuções Penais (LEP).

A diretora da unidade, Dalvani Azevedo, explica que o espaço da biblioteca vai além dos livros e funciona como um local para que as reeducandas possam se sentir em paz e refletir: “Além dos livros, além da decoração, da reorganização de tudo, é um momento de reflexão, prazeroso. Com a interação com os livros, elas têm esse momento aqui para refletir sobre muita coisa. Estar em um ambiente fora da cela é diferente. É um novo recomeço. Ressocializar é isso, é recomeçar. E a gente tende a tentar fazer isso por meio da educação. A educação transforma as pessoas, e aqui tem essa oportunidade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem o menor número de inscritos do país no CNU 2025

Jamile Romano

Bocalom visita obra da ponte sobre igarapé Judia que pretende levar trafegabilidade mais digna aos usuários

Marcio Nunes

Número de estudantes no Ensino Integral do Acre cresce mais de 200%

Kevin Souza

Acre tem maior elevação no volume de serviços do país e comércio varejista se mantém em alta, aponta IBGE

Marcio Nunes

STF deve julgar dia 14 regras sobre investigação de acidentes aéreos

Jamile Romano

Mâncio Lima: 1ª edição da ação itinerante Caminhos da Cidadania; veja o vídeo

Raimundo Souza