24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado realiza primeiro transplante de fígado do ano na Fundhacre

O governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou no domingo, 14, em Rio Branco, o primeiro transplante de fígado do ano.

“Já estamos iniciando o ano com muitas ações positivas voltadas para realização de transplantes, já foram seis procedimentos de córnea e agora temos o primeiro de fígado. Será um ano de muitas melhorias assistenciais, continuaremos atuando em favor da nossa sociedade”, enfatiza a presidente da Fundhacre, em exercício, Duciana Araújo.

O receptor R.N.F, de 63 anos, residente em Rio Branco, portador de cirrose hepática decorrente do vírus da hepatite B, com o quadro agravado devido à evolução com hepatocarcinoma, estava na fila de espera de transplante desde julho de 2023.

O procedimento teve início por volta das 7h da manhã, quando um doador local foi transferido para o centro cirúrgico da Fundhacre, onde foi realizada a cirurgia de captação e preparo do órgão. Por volta das 10h, uma segunda equipe já preparava o receptor para receber o fígado.“A cirurgia do transplante foi bem-sucedida e teve fim por volta das 18h. O receptor segue estável, aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva da Fundhacre”, relatou a coordenadora de transplantes, Valéria Monteiro.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo promove praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, fortalecendo o sistema de segurança pública no Juruá

Marcio Nunes

Após vistoria do Ministério da Saúde, Fundhacre entra na fase final para habilitação de transplante ósseo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove programação especial para a Semana da Água

Marcio Nunes

Curso de salgadeiro abre inscrições para mulheres da Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano

A revolução da nuvem no controle interno: flexibilidade e gestão de riscos em tempo real

Raimundo Souza

Feijó: MPAC denuncia enfermeira por homicídio culposo e falsidade ideológica

Jamile Romano