24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado realiza mutirão de emissão da nova carteira de identidade nacional para pescadores de Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio da Polícia Civil, representada pelo Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, realiza entre os dias 7 e 10 de outubro um mutirão de atendimentos na Colônia de Pescadores Z-1, em Cruzeiro do Sul. A ação teve como foco a emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN), beneficiando diretamente os pescadores artesanais do município.

Com o mutirão realizado na Colônia de Pescadores Z-1, o governo do Acre e a Polícia Civil fortalecem o acesso à documentação civil básica no interior do estado. Foto: Arquivo/PCAC

A iniciativa contou com a parceria do deputado estadual Nicolau Júnior, que colaborou para a mobilização e estruturação da ação no local, garantindo o suporte necessário para atender à alta demanda da comunidade pesqueira.

Durante os quatro dias de atividade, a perspectiva é de que mais de 800 pessoas serão atendidas, assegurando a regularização documental essencial para que os pescadores tenham acesso a diversos benefícios sociais, como o seguro-defeso, previsto no Decreto nº 12.527/2025.

O mutirão reforça o compromisso do governo do Estado e da Polícia Civil em ampliar o acesso à documentação civil básica, especialmente para populações que vivem em áreas mais distantes dos centros urbanos.

“Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos, em especial os trabalhadores que sustentam suas famílias com a pesca, tenham seus direitos preservados e acesso facilitado aos serviços públicos”, destacou o diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio Melo, Júnior César da Silva.

César ressaltou, ainda, que esse trabalho conjunto demonstra o quanto é possível avançar quando há integração entre os órgãos públicos e representantes locais. A emissão da nova CIN é um passo importante para a cidadania dos pescadores e para a modernização dos registros civis no Acre.

Com o sucesso da ação, novas edições do mutirão estão sendo planejadas para outras regiões do estado, visando alcançar ainda mais comunidades e fortalecer o processo de inclusão cidadã no Acre.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

II Sena Rural Show conta com apoio do Sebrae e Sicoob

Jamile Romano

STF começa a julgar réus do Núcleo 4 da trama golpista nesta terça

Redacao

Acre recebe reforço com chegada de cinco médicos especialistas pelo programa federal

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco promove Circuito da Prevenção combinada ao HIV na UFAC

Marcio Nunes

Primeira Turma do STF decide hoje se mantém Bolsonaro preso

Redacao

Gabinete de Crise se reúne para discutir ações de enfrentamento à baixa qualidade do ar no Acre

Jamile Romano