27.3 C
Rio Branco
domingo, 18 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado leva Caravana de Cadastramento de Artesãos para Brasileia a partir desta quinta

Publicado em 03/12/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), realiza nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, o cadastramento de artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), em Brasileia. O serviço possibilita o reconhecimento formal da produção artesanal ou da condição de mestre-artesão, além do acesso a políticas públicas, no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como acesso a feiras nacionais, ao microcrédito e à capacitação técnica e outros benefícios.

A coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, Risoleta Queiroz, explicou que a equipe estará em diferentes pontos do município para atender artesãos indígenas e produtores locais: “Vamos fazer um atendimento com a emissão de carteiras no Encontro das Mulheres Indígenas do Povo Jaminawa, em Brasileia, no Centro de Convivência do Idoso. E vamos para a Associação dos Produtores Agroextrativistas da Nossa Senhora dos Seringueiros, para atender os associados que ainda não têm a carteira. Aguardo todos e faço o convite para que quem não tiver a sua carteira, pode nos procurar, que a gente emite”.

Na quinta-feira, 4, a Caravana de Cadastramento de Artesãos irá atender na Associação de Produtores Agroextrativistas Nossa Senhora dos Seringueiros. Imagem: divulgação/Sete

A ação se dará em dois momentos. Na quinta-feira, 4, a Caravana de Cadastramento de Artesãos vai atender na Associação de Produtores Agroextrativistas Nossa Senhora dos Seringueiros, localizada na BR-317, km 84, Ramal Santa Luzia, Seringal Guanabara, na Colocação Palmeiras, das 9h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço (opcional) e levar de 2 a 3 peças para a curadoria do produto.

Na sexta-feira, dia 5, a Caravana de Cadastramento de Artesãos chega ao Centro de Convivência do Idoso de Brasileia. Imagem: divulgação Sete

Na sexta-feira, dia 5, a Caravana de Cadastramento de Artesãos chega ao Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua João Jovino, bairro Eldorado, ao lado do Espaço Sesc Brasileia, das 8h às 12h, e das 14h às 16h. Também é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço (opcional) e levar de 2 a 3 peças para a curadoria do produto.

Itens necessários para fazer o cadastro no Sicab. Imagem: divulgação/Sete

Artesãos interessados em solicitar a Caravana de Cadastro do Sicab podem procurar a Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, nº 187, em frente ao Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. A solicitação também pode ser feita com o envio de ofício para o e-mail: casaartesanatogov@gmail.com.

Sicab

De acordo com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) foi desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados do setor artesanal brasileiro, o sistema permite o cadastramento único dos artesãos do Brasil, de modo a agregar informações em âmbito nacional.

O serviço de cadastro no Sicab possibilita o reconhecimento formal da produção artesanal ou da condição de mestre-artesão, além do acesso a políticas públicas, no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como acesso a mercados (feiras nacionais), ao microcrédito e à capacitação técnica, gerencial e de comercialização, além da isenção do ICMS na comercialização dos produtos em alguns estados, conforme legislação estadual. No Acre, o cadastro é feito pela Coordenação do Artesanato Acreano, setor da Sete que atua em alinhamento com o PAB.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fortalecendo a saúde pública regional, Programa Opera Acre realiza mutirão de cirurgias ginecológicas no Alto Acre

Raimundo Souza

Estado capacita empreendedores do turismo de Epitaciolândia e Brasileia

Raimundo Souza

Sine Acre oferece 62 vagas de emprego nesta terça-feira em Rio Branco

Kevin Souza

Senac Acre lança mês da Conciliação 2024

Jamile Romano

Deracre inicia concretagem da rampa de acesso ao Rio Iaco em Sena Madureira

Marcio Nunes

Saúde do Acre leva vacinação a comunidades de difícil acesso com nova etapa da Operação Gota

Marcio Nunes