25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado intensifica campanha de vacinação contra a Brucelose e reforça apoio aos produtores rurais de Sena Madureira

Dando continuidade à campanha de prevenção e controle da brucelose no estado, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), realizou, nos dias 16 e 17, um curso de capacitação voltado para produtores rurais e estudantes no município de Sena Madureira.

A capacitação abordou temas essenciais como o diagnóstico da brucelose, medidas de prevenção, vacinação correta de bezerras, descarte adequado de animais infectados e a importância do controle da doença para a saúde animal e humana.

Iniciativa tem como foco a imunização de bezerras com idade entre 3 e 8 meses, conforme determina a legislação sanitária vigente. Foto:Dheme Rebouças/Idaf

Durante o curso, os participantes também receberam orientações técnicas sobre as exigências sanitárias  relacionadas à brucelose — uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano, representando risco à saúde pública e prejuízos econômicos à pecuária.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Jean Carlos Torres, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o conhecimento dos produtores, garantindo que as boas práticas sanitárias sejam aplicadas no cotidiano das propriedades.

“Os produtores e estudantes são parceiros fundamentais na cadeia de defesa agropecuária. Quando todos entendem a importância do controle da brucelose, conseguimos resultados mais efetivos na prevenção da doença”, destacou.

A ação integra o plano estadual de vigilância e combate à brucelose e faz parte das estratégias do Idaf para manter o rebanho acreano saudável e em conformidade com os padrões sanitários exigidos pelos Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Iniciativa tem como foco a imunização de bezerras com idade entre 3 e 8 meses, conforme determina a legislação sanitária vigente. Foto:Dheme Rebouças/Idaf

A vacinação contra a brucelose é obrigatória  em bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idadee e deve ser feita por médicos veterinários cadastrados no Serviço Veterinário Estadual. Além da imunização, o Estado reforça a importância do registro das vacinas aplicadas, que deve ser feito junto ao Idaf. Já nos machos, a vacinação não é permitida.

“Como parte do compromisso com a sanidade animal, a saúde pública e o fortalecimento da produção agropecuária acreana, o Idaf promove a educação sanitária para difundir a importância da vacinação no rebanho acreano”, explica Jean Carlos.

Vacinação contra a brucelose é obrigatória e deve ser feita por médicos veterinários cadastrados nos órgãos de defesa agropecuária. Foto: Dheme Rebouças/Idaf

Para a produtora rural Gislaine dos Santos, o trabalho de conscientização realizado pelo Estado é de grande importância. “Reconheço todo o esforço e dedicação que o Estado oferece aos produtores, porque, a partir de agora, vou procurar manter a vacinação do meu rebanho em dia”, afirmou.

“Vim da zona rural para entender o que é a brucelose e como vacinar meu rebanho. Esse conhecimento que adquiri aqui, vou ensinar para meus filhos e netos”, disse Sebastião Souza de Lima, produtor rural.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com enredo sobre história do carnaval, 6 é D+ quebra jejum de oito anos e vence disputa de blocos pela 6ª vez em Rio Branco

Raimundo Souza

Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção debate desenvolvimento do setor nas regiões

Marcio Nunes

Viaduto Mamedio Bittar entra em nova fase com instalação das primeiras vigas de aço

Marcio Nunes

Estado reforça ações de prevenção e tratamento do HIV e outras ISTs

Jamile Romano

Em agenda institucional, Mailza Assis reafirma compromisso do Estado com Município de Brasileia

Jamile Romano

Café 3 Corações anuncia patrocínio à 4ª edição do Qualicafé durante encontro com governador Gladson Camelí

Redacao