22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado inicia atendimentos no primeiro ambulatório de dor crônica do Juruá

Publicado em 06/09/2025

Atendimentos à pacientes com dores crônicas começaram em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu início, na tarde desta sexta-feira, 5, aos atendimentos no ambulatório especializado e destinado aos pacientes com doenças crônicas do Vale do Juruá, no Hospital de Dermatologia Sanitária de Cruzeiro do Sul.

A iniciativa faz parte da implantação dos ambulatórios especializados no estado, que já começaram a funcionar em Rio Branco, oferecendo atendimento multiprofissional a pacientes que convivem com dores persistentes e de alta complexidade. Em Cruzeiro do Sul, os atendimentos começaram nesta sexta-feira, 5, e se estenderão até domingo, 7, com expectativa de acolher 60 pacientes no fim de semana, reforçando o compromisso do governo em ampliar o acesso à saúde especializada no interior e oferecer mais qualidade de vida à população.

A nutricionista, Áurea Gabrielle de Araújo Castro, foi uma das pacientes atendidas, e contou com muita emoção sua história. Descobriu que sofre de fibromialgia, que é uma doença caracterizada pela dor generalizada, às vezes intensa, além de sensibilidade dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes:

“A fibromialgia geralmente ataca uma região do corpo e você sente dores intensas. A minha dor é na coluna, que vai desde a cervical até a lombar. Graças a Deus, hoje nós estamos tendo esse atendimento aqui, que é um divisor de águas para nós”.

Áurea Gabrielle Castro ainda destacou a relevância de ter um atendimento perto de casa, na sua cidade: “Precisamos de medicação, de exames de imagem, de um acompanhamento mensal, com os laudos, com as medicações e, tendo um atendimento perto da gente é maravilhoso. Agradeço de coração esse apoio, pois na minha condição, eu não consigo pegar a estrada e ir para Rio Branco, e tendo especialista aqui, com certeza, é um presente para nós”, finalizou.

“Esse atendimento aqui é um divisor de águas para nós”, disse Áurea Gabrielle Castro. Foto: Diego Silva/Secom

Enfrentando intensas dores, a professora Raimunda de Oliveira Melo teve que se afastar de suas funções e agora busca tratamento para amenizar seus desconfortos. Ela falou de sua alegria em receber esse atendimento, sem a necessidade de viajar para outras localidades mais distantes:

“O maior problema no meu físico e na minha alma são as dores. A fibromialgia tem me maltratado muito. Não tenho condições de ficar viajando para fora, e graças à Deus hoje o atendimento  é aqui. Eu estava com a ordem médica de voltar no especialista em Goiânia, mas não tive condições. Dar continuidade ao tratamento perto de casa, é bem mais fácil e melhor”, destacou.

“Não tenho condições de ficar viajando para fora, e graças a Deus, hoje o atendimento é aqui”, destacou Raimunda Melo. Foto: Diego Silva/Secom

O médico Athos Muniz Braña, especialista em acupuntura e dor crônica, ressaltou a peculiaridade que é o tratamento da dor crônica e a oportunidade de ofertar esse serviço mais perto do cidadão: “O tratamento de dor visa fazer um acompanhamento dos pacientes que têm essa condição clínica e não tem para quem recorrer. Esse atendimento é muito procurado porque a dor tem crescido muito nos últimos anos. Muitas pessoas hoje convivem com dor crônica e trazer esse atendimento até aqui é uma maneira de fazer com que haja uma diminuição desses sintomas nos pacientes, oferecendo prescrição e troca de medicações, além de encaminhamento para outras especialidades multiprofissionais”, finalizou.

Para o médico especialista em dor, Athos Braña, o objetivo é acompanhar esses pacientes e ofertar serviços que melhorem suas condições de vida. Foto: Diego Silva/Secom

Com o início dos atendimentos no ambulatório de dor crônica do Juruá, o governo reforça seu compromisso em cuidar das pessoas, trazendo o atendimento necessário até seus domicílios, evitando que saiam de suas residências em busca de tratamento. Todo esse esforço contribui para que haja a melhoria e o fortalecimento  das ações de saúde em todo Acre, seja na capital ou no interior, impactando diretamente na qualidade de vida e na  eficácia do tratamento da população acreana.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura recebe ponto de inclusão digital do TJAC para atender população em situação de rua

Marcio Nunes

O Programa “O X da Questão” Destacou o Terceiro Setor e Parceria Público-Privada com CONFOCO

Raimundo Souza

Cerca de 280 homens são atendidos em Mutirão de Novembro Azul, na Fundhacre

Raimundo Souza

Frio segue perdendo força, mas temperaturas se mantêm amenas nesta quarta-feira (17) no Acre

Jamile Romano

Convocados da Seleção: veja a primeira lista de Carlo Ancelotti

Marcio Nunes

Suspeito de estuprar três sobrinhos no interior do Acre é denunciado por mais uma vítima

Jamile Romano