24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado inaugura fábrica de chinelos dentro de Unidade Prisional no Acre

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), deu início aos trabalhos da primeira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do estado, nesta segunda-feira, 11. A fábrica se encontra na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, possui 9 máquinas, e conta com 11 detentos trabalhando no local.

Sandálias da Esperança, como foi chamado o projeto, é fruto da parceria entre o Iapen, TJ/AC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 300 mil oriundos do Orçamento Geral da União. Esta iniciativa viabilizou a aquisição de 27 máquinas, distribuídas em três unidades penitenciárias do estado, para a fabricação de chinelos e demais equipamentos que serão utilizados para capacitar e gerar oportunidades de trabalho para os internos. O projeto deve se estender para a Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul e para Rio Branco, nas unidades de Regime Fechado e Recolhimento Provisório.

Quem vai trabalhar na fábrica, agradece a oportunidade e já sonha com o retorno à sociedade e as portas que esta experiência pode abrir. É o caso de A. D. M., que sonha em poder ter a própria fábrica no futuro: “Eu quero agradecer a oportunidade. Está sendo uma experiência ótima. Sair daqui já com essa cabeça, com esse intuito de botar o nosso próprio negócio para trabalhar, a própria empresa”.

O chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, ressaltou a importância de iniciativas como esta para o bom andamento da unidade: “Os presos passaram por uma capacitação anterior, porém hoje é o start desse projeto pioneiro no estado do Acre, que vai trazer para o reeducando que aqui participar uma condição melhor de usufruto do seu tempo, além do aprendizado, da construção social, de diminuição daquele impacto social que é estar dentro de uma unidade prisional, e vai levar a ele a condição de aprender uma profissão, e lá fora ele poderá usar isso como uma ferramenta de independência”.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, reiterou a parceria com o TJ/AC para este projeto, que visa profissionalizar e ajudar os apenados a retornarem para a sociedade. Ele explicou que o papel do instituto é ajudar na ressocialização dos detentos: “A missão do Iapen é proporcionar o trabalho e uma melhor qualidade no cumprimento da pena, no que diz respeito a proporcionar alternativas para o retorno do egresso ao convívio na sociedade”.

A desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJ/AC, vê com grande alegria o início desse projeto e disse acreditar no poder de ressocializar: “Concretizando, vendo os chinelos aqui agora, já fabricados, é uma alegria para todos nós, porque a gente capacita os nossos custodiados, e assim nós colocamos esperança no coração daquele que está cumprindo a pena, e que logo retornará para o convívio da sociedade”.

Também participaram da solenidade o supervisor do GMF, desembargador Francisco Djalma; a desembargadora Waldirene Cordeiro; a procuradora adjunta Rita de Cássia; o promotor de Justiça Rodrigo Curti; o defensor público Eufrásio Moraes; o diretor da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, Maycon Mendonça; o juiz da Vara Criminal da Comarca de Senador Guiomard, Romário Divino Faria; Álvaro Augusto de Andrade Mendes, diretor de Políticas Públicas de Segurança, Justiça e Integração Social da Sejusp; e Francisco Calixto, representando o ex-deputado federal Flaviano Melo.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

A Voz da Aldeia chega ao Juruá e dá visibilidade à cultura Puyanawa

Marcio Nunes

Advogada é presa ao tentar entrar com drogas no presídio de Rio Branco

Kevin Souza

Vice-governadora Mailza visita abrigo destinado a atingidos pela cheia do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Focando na ampliação do acesso à justiça, Epitaciolândia vai receber sede própria da Defensoria Pública do Estado

Marcio Nunes

Em três dias, mutirão de cirurgias de joelho opera 20 pessoas no Hospital do Juruá

Jamile Romano

Prefeitura preza por acolhimento humanizado aos animais de estimação das famílias afetadas pela cheia do rio Acre

Jamile Romano