25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado finaliza 1º Seminário da Pesca no Juruá com Encontro Período do Defeso com pescadores da regional

Durante três dias Cruzeiro do Sul foi palco do 1º Seminário da Pesca no Juruá, iniciado na terça-feira, 5. O evento finalizou nesta quinta-feira, 7, com o Encontro Período do Defeso, que reuniu autoridades e pescadores para tratar da Portaria do Ibama n° 48, de novembro de 2007, que proíbe a pesca entre os dias 15 de novembro e 15 de março, por entender que é o período de reprodução das espécies, portanto, recuperação dos estoques pesqueiros. O descumprimento da lei prevê detenção, multa e apreensão dos materiais de pesca, inclusive barcos pesqueiros.

Assim, o encontro promovido pelo governo do Acre, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), prevê orientar os pescadores e a população ribeirinha do Juruá em relação à pesca consciente. “Esse é o momento de conscientizar as famílias, os pescadores, as pessoas em relação ao Defeso, para garantir total proteção nesses meses, porque vem a recria dos peixes. Então, é de fundamental importância que não se faça a pesca predadora nesse período”, destaca o presidente do Imac, André Hassem.

Durante o Período Defeso, também conhecido como Piracema, o transporte, a comercialização, o armazenamento e a industrialização dos pescados oriundos de psiculturas, os pesque-pague, serão permitidos apenas em casos de empreendedores devidamente registrados com a comprovação de origem. Durante esses quatro meses, o pescador profissional é amparado pela Lei n° 10.779, de novembro de 2003, e Lei n° 13.134, de junho de 2015, com o Seguro-Defeso, uma tentativa de inibir a prática clandestina. “É fundamental que o Imac oriente os nossos pescadores para que eles não cometam infrações. Esse período não é de hoje e o governo vem fazendo o seu papel”, frisou o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e governador em exercício, deputado Luiz Gonzaga.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre institui Orçamento Climático para fortalecer políticas de mitigação e adaptação às mudanças do clima

Redacao

Governador Gladson Camelí apresenta proposta na Aleac para integrar orçamento público à agenda climática

Raimundo Souza

MPAC recebe representantes do Movimento da População em Situação de Rua

Jamile Romano

Comércio de Rio Branco inicia 2025 com otimismo cauteloso, aponta pesquisa realizada pela Fecomércio-AC.

Jamile Romano

Mailza Assis participa de Seminário de 34 anos do ECA e pactua criação do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes

Jamile Romano

Governo federal autoriza a construção de 224 novas casas em Rio Branco pelo Minha Casa Minha Vida

Jamile Romano