23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado e Tribunal de Justiça realizam tratativas de celeridade nos registros dos títulos de regularização fundiária

Publicado em 17/05/2024

O governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), reuniu-se, nesta semana, com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) para firmar parceria com o intuito de facilitar a entrega de títulos definitivos para as famílias acreanas, por meio da regularização fundiária. O encontro ocorreu na sede do TJ, na capital.

O presidente do instituto, Romário Costa, levou ao corregedor do Tribunal, desembargador Samoel Evangelista, a urgência em trazer celeridade e facilidade aos processos e trâmites referentes à entrega de títulos definitivos aos acreanos.

“Tivemos uma importante conversa com o tribunal, para que a corregedoria, em parceria com o Estado, por meio do Iteracre, auxilie na celeridade no registro de títulos definitivos junto aos cartórios de Registros de Imóveis. Em junho vai ocorrer mais uma edição da Semana Nacional de Regulação Fundiária, por meio do Solo Seguro, quando, juntos, Estado e Judiciário, vamos entregar cerca de 1.000 títulos em Rio Branco”, afirmou o gestor.

A celeridade nos processos junto aos cartórios é essencial para garantir, em tempo hábil, os trâmites legais e garantir ao cidadão a legalidade e segurança jurídica à sua terra.

Regularização Fundiária

A Semana de Regulação Fundiária faz parte de uma ação da Corregedoria Nacional de Justiça, que é desenvolvida pelas corregedorias-gerais de Justiça de cada ente federativo, em seu respectivo estado.

O objetivo do evento é fortalecer a governança fundiária, promoção da Justiça, acesso regular à terra, à segurança jurídica e à proteção ambiental. Com isso, as pessoas podem ter sua terra regularizada e legalizada, ganhando acesso a diversos serviços antes inacessíveis.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre reduz focos de queimadas em 78% e fortalece combate aos crimes ambientais

Redacao

Com apenas 14 anos, estudante da rede pública estadual é aprovada em 14 graduações e conquista 1º lugar em concurso público no Acre

Redacao

Incêndio atinge cerca de 10 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor no Acre

Jamile Romano

Governo homologa matrículas do Curso de Formação para Agente Socioeducativo

Jamile Romano

Casos de estelionato voltam a crescer no Acre e ultrapassam 5 mil registros em 2025

Kevin Souza

Educação promove workshop para integrar policiais militares e equipe de ensino

Marcio Nunes