30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado do Acre promove II Fórum de Bioeconomia da Amazônia

Publicado em 23/08/2024

O governo do Acre iniciou, na quinta-feira, 22, o II Fórum de Bioeconomia da Amazônia, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC), em Rio Branco. A ação busca aprofundar e consolidar colaborações acerca do desenvolvimento sustentável da região, por meio da bioeconomia.

Norteando a sua programação com o tema: “Consolidando os ativos bioeconômicos junto à agricultura familiar para o mercado global”, o evento segue sua programação até o dia 24.

Fórum de Bioeconomia da Amazônia promove mais um encontro na capital do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para a sua execução plena, o Fórum contou com a participação de diversas instituições governamentais, em comunhão com demais parceiros, como conta Iuçara Souza, presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac): “Para promover a nossa biodiversidade e população, o governo está trabalhando em comunhão nesse evento frutífero”.

Com o apoio do senador Alan Rick, o encontro econômico investiu na credibilidade de instituições nacionais e internacionais, assim como conta com o conhecimento de palestrantes renomados especialistas em áreas como indústria, jurisdição ambiental e pesquisadores agroflorestais.

“Precisamos mostrar para o mundo aquilo que temos de melhor, divulgando a nossa potencialidade. Visto toda a qualidade de crescimento que temos, a bioeconomia é fundamental para que tenhamos investimentos e maior geração de renda para toda a população”, exalta o senador da república.

A coordenadora do Fórum, Mirla Miranda, disse: “Nosso encontro é biodiverso! É um fórum de resultados que quer gerar conhecimento para uma produção cada vez mais frutífera e sustentável, pautado por nossa região, pois quem mais entende de Amazônia está aqui”.

No local, empresários bioeconômicos também tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos, alcançando um maior público interessado. Um exemplo é o senhor Manoel Ezimar Castro, da Associação Floresta com Abelha, o qual conta com uma produção familiar de mel, óleos essenciais e demais produtos oriundos do extrativismo.

Ezimar conta com uma produção familiar de mel, óleos essenciais e demais produtos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com uma produção 100% acreana, diretamente do Ramal Benfica, Ezimar analisa: “Felizmente no estado encontramos grandes parceiros que fortalecem o nosso trabalho. Mas sonho com uma maior industrialização, resultando em grandes produções”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão leva investimentos de R$ 2 milhões para saúde da mulher e prevenção em Tarauacá e Feijó

Marcio Nunes

Prefeitura recebe apoio da Defesa Civil Nacional e Exército em apoio aos desabrigados

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre deflagra Operação Desmonte III e prende 11 integrantes de organização criminosa

Redacao

Juntos Pelo Acre e MP na Comunidade levam cidadania e mutirão de atendimento à população de Sena Madureira

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli se manifesta após pedido de vistas em julgamento no STJ

Marcio Nunes

Idosa de 73 anos que realizou sonho ao finalizar ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos começa curso de informática e faz planos para a faculdade: ‘nunca é tarde’

Raimundo Souza