22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado capacita mais de 24 mil servidores e consolida qualificação como eixo estratégico da gestão pública

Publicado em 23/06/2025

Com um número expressivo de servidores capacitados nos últimos dois anos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), vem consolidando a qualificação contínua como diretriz estratégica para o fortalecimento da gestão pública. De 2024 até maio de 2025, foram contabilizados 24.654 servidores capacitados em diversas áreas de atuação do Estado.

Somente em 2024, foram registradas 14.530 participações em cursos presenciais, formações a distância, palestras e visualizações de conteúdos no canal oficial da Sead no YouTube. Em 2025, até o mês de maio, já são 10.124 novos acessos às capacitações oferecidas pelo Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap).

O secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, destaca que o investimento em qualificação é um dos pilares para garantir uma administração pública mais voltada ao cidadão. “Esses números evidenciam o compromisso do governo em valorizar seus servidores, promovendo oportunidades permanentes de formação e aperfeiçoamento. Isso impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população”, ressalta.

A programação de formações promovidas pela Sead tem se destacado por abordar temas atuais e estratégicos para a administração pública. Um exemplo é a palestra ministrada pelo professor Jamil Manasfi, especialista em licitações e contratos, que tratou das responsabilidades e dos desafios da gestão nas contratações públicas: “Tive a honra de ministrar uma palestra sobre as responsabilidades e os desafios da gestão nas contratações públicas, abordando desde a fase de planejamento até a avaliação de desempenho, à luz da nova Lei nº 14.133/2021. Trata-se de uma iniciativa necessária, especialmente neste momento de importantes alterações legislativas e transformações no cenário das contratações públicas. A nova lei traz grandes oportunidades, mas também impõe grandes desafios. Para que os servidores possam enfrentá-los de maneira eficaz, é indispensável que estejam continuamente qualificados e atentos às atualizações mais recentes na área de licitações e contratos”.

Outro exemplo de abordagem inovadora na formação dos servidores foi o curso “Aplicação da Inteligência Artificial Generativa: Modernizando a Atuação Jurídica na Administração Pública”, ministrado pelo procurador do Estado, Alan Dantas. “Como servidor público e professor, é sempre uma satisfação colaborar com a capacitação dos servidores públicos do Estado, especialmente com um tema tão atual como a aplicação da inteligência artificial na área jurídica. Penso que as capacitações não apenas qualificam, mas também promovem a circulação de conhecimento dentro da própria estrutura do Estado”, afirmou.

Entre os destaques da política de valorização dos servidores públicos está a trajetória de Janaína Araújo. Professora por formação, lotada na Secretaria de Estado de Administração (Sead), ela é participante ativa de diversas capacitações e, recentemente, foi selecionada para compor o cadastro estadual de instrutores horistas. Agora, se prepara para ministrar aulas na área de Processos Administrativos Disciplinares (PAD): “Contribuir com o aprendizado faz parte da minha trajetória. Gosto de buscar formas de atrair as pessoas ao conhecimento, incentivando a autonomia intelectual e o aprofundamento contínuo”, afirma.

Para Janaína, o PAD é um instrumento essencial para garantir a integridade e o bom funcionamento da máquina pública. “É um processo necessário para corrigir desvios e orientar os servidores que estão na linha de frente do atendimento ao público”, conclui.

O cadastro de instrutores horistas é uma das ações que integram a política de capacitação continuada do Estado, estimulando o protagonismo dos próprios servidores na difusão de saberes e fortalecendo a rede de aprendizagem colaborativa no serviço público acreano.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Encontro promovido pelo Acre reúne multinacionais e entidades de referência mundial pelo financiamento de projetos sustentáveis com créditos de carbono

Raimundo Souza

Prêmio de Comunicação do Governo do Acre recebeu inscrição de 106 trabalhos

Jamile Romano

Pintores mortos em reservatório são identificados; acidente expõe possível falha em uso de EPIs

Jamile Romano

Sema e Imac apoiam MP na Comunidade e levam Circuito Ambiental para escolas rurais de Brasileia

Marcio Nunes

MPAC realiza capacitação institucional em perspectiva de gênero nesta sexta-feira

Jamile Romano

Em vídeo, prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem rebate crítica de Jorge Viana: “O senhor me atacou sem ouvir os dois lados, e isso foi desnecessário”

Marcio Nunes