33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado anuncia prorrogação de prazo para pagamento de ICMS a empresas atingidas por enchente

Publicado em 07/03/2024

Diante dos prejuízos gerados pela interrupção das atividades de empresas atingidas pela enchente, o governo do Acre, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anunciou nessa quinta-feira, 7, que realizará a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em benefício dessas empresas.

A concessão do benefício se dará, efetivamente, após publicação de decreto governamental, que está em fase de elaboração pelo corpo técnico da Sefaz.

A prorrogação, que se estende também aos prazos de vencimento de certidão negativa de débitos, pretende auxiliar no restabelecimento econômico-financeiro, facilitando o pagamento de tributos com prazo estendido, sem multa e juros de mora.

A medida se fez necessária no atual cenário de situação de emergência que o estado enfrenta, resultante das enchentes que assolam as cidades acreanas, ocasionando, entre outros problemas, dificuldades para o cumprimento de obrigações tributárias relacionadas ao ICMS.

“É mais uma medida do governo, de estímulo financeiro e proteção de caixa a essas empresas atingidas, não havendo nenhum tipo de correção monetária ou incidência de multa e juros nos valores apurados”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa federal inclui Acre em estratégia de integração com países sul-americanos e o Pacífico

Kevin Souza

Nível do Rio Acre atinge 16,20m; já são mais de 600 desabrigados

Jamile Romano

Conheça o programa Reuse, eleito a melhor solução para Governança Digital

Marcio Nunes

Com apoio do governo do Estado e da Fieac, Prefeitura de Cruzeiro do Sul anuncia R$ 4 milhões em compras governamentais

Jamile Romano

Cliente de loja é indenizada por danos morais por inclusão indevida de seu nome no cadastro de inadimplentes

Jamile Romano

Primeira vez na história: Câmara de Sena Madureira será composta por três mulheres

Jamile Romano