O paciente Genivaldo da Silva Pereira foi beneficiado com a entrega de uma prótese endoesquelética na perna direita, confeccionada pela Oficina Ortopédica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). A entrega foi feita pessoalmente pelo governador Gladson Camelí, durante agenda oficial na unidade hospitalar nesta quinta-feira, 16.
Ele sofreu uma amputação traumática entre o joelho e o tornozelo após um acidente com motosserra. Desde então, vem sendo acompanhado pela equipe da Oficina Ortopédica, que já produziu cinco próteses para ele, todas confeccionadas na própria Fundhacre. Ele fez o pedido da nova prótese em uma carta destinada ao governador.
A entrega da nova prótese simboliza o compromisso do governo do Estado com o fortalecimento dos serviços especializados e de reabilitação no Acre. A Oficina Ortopédica, que passou por reestruturação e mudança de local em 2024, agora funciona com melhores condições de atendimento e infraestrutura no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
“Como governador do Acre, sinto orgulho em ver que, ao longo da nossa gestão, a Oficina Ortopédica passou a operar com melhores condições de atendimento. Este é um momento de celebração à vida, pois representa esperança para muitos pacientes que enfrentam traumas corporais e encontram na prótese uma chance real de reabilitação. Essa entrega simboliza o fortalecimento dos serviços especializados e de reabilitação oferecidos pelo Estado”, destacou o governador Gladson Camelí.
Com o apoio da Fundhacre, o serviço foi contemplado com novos materiais e insumos, o que permitiu ampliar a capacidade de produção de órteses e próteses e reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oficina desempenha papel essencial na reintegração social e funcional de pessoas com deficiência física, oferecendo gratuitamente dispositivos que devolvem autonomia e qualidade de vida aos pacientes atendidos.
“Quero agradecer à presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, e a toda a equipe técnica da Oficina Ortopédica. Vocês realizam um trabalho inestimável, produzindo próteses que devolvem não apenas a mobilidade, mas a alegria de viver para muitos pacientes. É uma missão que transforma vidas e enche o nosso estado de orgulho”, destacou.
[Agência de Notícias do Acre]

