25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Espetáculo TsuNany promove quebra de preconceitos em torno da empregabilidade LGTBQIA+

Publicado em 30/10/2024

Com música, entretenimento e muitas risadas, a artista Nany People promoveu na noite desta terça-feira, 29, no Auditório do Detran, em Rio Branco, a desconstrução de preconceitos e o combate à discriminação em torno da empregabilidade LGBTQIA+ no Acre. O espetáculo TsuNany, promovido pelo governo do Estado, é um espetáculo de stand-up comedy, idealizado pela atriz e humorista, abordando diversos temas e permitindo que o espectador se torne um observador de si mesmo, mantendo uma linha espontânea e intensa interação com o público.

O show encerrou a programação do Mês do Servidor acreano e busca desmistificar os preconceitos em torno da empregabilidade LGBTQIA+.

Nany People destaca que o espetáculo fala sobre os bons e maus hábitos da tecnologia, especialmente para sua geração, que viveu a transição do analógico para o digital. “Aborda questões que vão desde cirurgias plásticas até a influência da internet e do WhatsApp, refletindo sobre as relações entre os gêneros. Com a minha transição, consigo ver os dois lados da história e percebo que os homens também têm suas próprias inseguranças e desafios”, frisa.

A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, enfatiza que a iniciativa visa conscientizar o maior número de pessoas sobre a necessidade de combater a discriminação voltada à população LGBTQIA+ do Acre.

“O governo do Estado preparou uma forma de homenagear os servidores públicos, proporcionando uma noite de cultura e lazer. É uma oportunidade para expressarmos nossa gratidão pelo serviço que vocês prestam, por fazerem a máquina pública funcionar e por dedicarem a maior parte do tempo de suas vidas ao trabalho”, disse.

O chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Germano Marino, parabenizou o governo do Estado pela promoção do evento e pelas políticas que combatem o preconceito.

“Quero parabenizar o nosso governador Gladson Cameli. Este é um governo que tem sido um grande aliado dos servidores acreanos e que, pela primeira vez, sancionou duas leis de combate à LGBTfobia no estado. As placas que vocês veem nas instituições públicas e privadas, equiparando os crimes de racismo, homofobia e transfobia, são fruto do trabalho do nosso governador, que é um defensor da igualdade. É fundamental estarmos juntos de quem não discrimina e que busca construir pontes e não muros”, destacou.

O evento foi promovido pela SEASDH, pelas secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além dos ministérios públicos do Trabalho (MPT), Federal (MPF) e Estadual (MPAC).

O secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, reafirmou o compromisso do governo em promover a inclusão e combater todas as formas de preconceito, especialmente no que diz respeito à empregabilidade LGBTQIA+.

A iniciativa é voltada para instituições, gestores governamentais e sociedade civil, integrando o Plano de Empregabilidade LGBTQIA+, uma ação articulada pelo poder público, visando conscientizar o maior número de pessoas sobre a necessidade de combater a discriminação voltada à população LGBTQIA+ do Acre.

Para o titular do Turismo, Marcelo Messias, a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no turismo e no empreendedorismo não é apenas uma questão moral, mas uma estratégia para promover o crescimento econômico do estado. “Ao trabalharmos juntos para criar um ambiente acolhedor, diversificado e inclusivo, não só ajudamos nossa economia a prosperar, mas também avançamos em direção à justiça social e à igualdade. Como cidadão acreano, desejo continuar participando de grandes eventos como este, promovido pelo nosso estado, com artistas incríveis do Brasil e do mundo. Quero um turismo onde todos sejam bem-vindos e respeitados, porque o turismo não tem sexo, cor ou preconceito; ele é feito de amor”, afirmou.

Nany People também falou sobre como vencer o preconceito na sociedade: “Para mim, o humor sempre foi a válvula de escape. Quando a vida fica pesada, recorro ao humor como uma forma de sobrevivência. Em 2015, lancei minha biografia, ‘Ser Mulher Não é pra Qualquer Um’, quando completei 50 anos”, contou.

O espetáculo também promoveu uma Feira de Empreendedorismo e Diversidade, organizada pelo coletivo Elas Fazem Acontecer, que apoia os empreendedores LGBTQIA+ no estado. Nany opinou sobre a iniciativa: “A ideia de criar uma feira para mostrar os trabalhos de empreendedores da diversidade é incrível e muito pertinente, especialmente aqui na Semana do Servidor”.

Conscientização

O plano de ação visa à conscientização e sensibilização de membros, servidores e do público em geral quanto à temática de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Além de promover a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, busca também a qualificação e a capacitação do público-alvo, sensibilizando profissionais dos departamentos de recursos humanos e gestores sobre a igualdade LGBTQIA+, assim como a conscientização da sociedade sobre a importância da diversidade no mundo do trabalho.

Trajetória

Nany People é uma artista multifacetada: atriz, humorista, apresentadora e escritora. Com forte atuação em cinema, teatro e rádio, ganhou projeção nacional na TV, ao atuar em programas como A Praça é Nossa, Comando da Madrugada, Programa Hebe, Flash, Xuxa Meneghel, A Fazenda e Cante se Puder. Em 2018, recebeu o título de cidadã paulistana. Estrelou a novela O Sétimo Guardião, da Rede Globo, e recentemente participou do reality musical Popstar, também na emissora. Além disso, a atriz fala sobre autoestima e empoderamento de maneira leve e divertida.

O que disseram

“É uma honra estarmos aqui esta noite em um evento tão gratificante, que celebra a diversidade, promove a mudança de mentalidade e defende princípios fundamentais. Sabemos que esse tipo de trabalho é essencial para melhorar nossas nações e nossos posicionamentos, criando uma sociedade cada vez mais inclusiva e humanizada.”

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Avanços e desafios para cumprimento do Marco Legal do Saneamento são apresentados pela Prefeitura de Rio Branco durante reunião do CONDECON

Jamile Romano

Deracre retira mais de 600 pneus do Rio Acre em operação de limpeza

Marcio Nunes

Com elevação do Rio Juruá, Corpo de Bombeiros Militar do Acre monta Sala de Situação de Incidentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Cruzeiro do Sul: MPAC realiza inspeção no Complexo Penitenciário do Juruá

Jamile Romano

Missa no Morada da Paz em Rio Branco Une Fé e Saudade no Dia de Finados

Raimundo Souza

Morador de Senador Guiomard é salvo após infarto, com apoio do programa Conecta Coração

Raimundo Souza