Atualizada em 23/04/2025 16:03
Com o intuito de oferecer um lugar mais confortável e propício para a realização de diversas atividades, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realiza uma reforma no espaço polivalente, dentro da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco.
A reforma é financiada pelas penas pecuniárias, por meio de um projeto aprovado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com investimento de cerca de R$ 100 mil, e conta com a mão de obra de homens privados de liberdade, que estão remindo pena por meio de trabalho. O espaço será multifuncional e deve atender às atividades, eventos, cursos e oficinas para as mulheres que cumprem pena na unidade prisional.
A chefe da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, Maria José Souza, destaca que o espaço deve ficar mais confortável: “Vai ser um espaço polivalente para oficinas, pequenos eventos na unidade. Antes ele era aberto e tinha chuva, sol, e hoje não. A construção é para fechar e climatizar, para melhor atender tanto o público de fora quanto o da unidade”.
Além das atividades que o lugar deve receber, também conta com um salão de cabeleireira, onde as mulheres privadas de liberdade que fazem o curso de cabeleireira podem praticar, atendendo às servidoras da unidade.
[Agência de Notícias do Acre]