27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Esgoto transbordando e casas alagadas no bairro Floresta Sul durante a chuva em Rio Branco

Publicado em 27/10/2025

A chuva intensa que atingiu Rio Branco na tarde desta segunda-feira, 27 de outubro, trouxe à tona, mais uma vez, o drama recorrente de moradores de diversas regiões da capital acreana, com destaque para a situação crítica no bairro Floresta Sul, onde o transbordamento de um esgoto a céu aberto transformou as ruas em um cenário de insalubridade e prejuízo.

O repórter Whidy Melo, do ac24horas, registrou a dimensão do problema, mostrando o alagamento em vias como as ruas Marte e Graviola, na região do Tropical, nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros. No entanto, a calamidade no Floresta Sul revelou o lado mais amargo da falta de infraestrutura.

O morador Arthur Pereira descreveu o desespero de sua comunidade, que se repete a cada precipitação. “Nós estamos aqui agora depois de uma pequena chuva que deu aqui e transbordou tudo. A semana passada veio o pessoal do Depasa aqui, disse que não era com eles, era com a Emurb e toma desse jeito aí, ó, tudo alagado, qualquer chuva que dá vai para dentro dos quintais, alaga tudo e ninguém faz nada”, desabafou.

A água da chuva, misturada ao esgoto transbordado, invadiu residências, gerando um risco sanitário e um caos social. “Tamo aí, ó, de qualquer jeito, a chuva entrando, toda bosta dentro das suas residências aqui para baixo e só promete que vem e não vem ninguém fazer nada”, reiterou Pereira, sublinhando a inércia dos órgãos responsáveis — Depasa (Departamento Estadual de Água e Saneamento) e Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) — que, segundo ele, trocam responsabilidades e deixam a população à mercê.

Apesar dos transtornos generalizados registrados em outras áreas da cidade, a Defesa Civil Municipal não havia divulgado até o momento o balanço oficial ou o número de ocorrências atendidas, deixando um vácuo de informação para os moradores que enfrentam o alagamento e a contaminação.

O cenário em Rio Branco, marcado por vias intransitáveis e o retorno do esgoto para dentro das casas, é um retrato da urgência por soluções definitivas de drenagem e saneamento básico que ponham fim a este ciclo vicioso de promessas não cumpridas e desastres a cada chuva.

Veja o vídeo do Youtube do AC24horas:

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta terça-feira, 03

Raimundo Souza

Fé e Liderança: Mailza Assis prestigia a Série “Mulheres da Bíblia 5.0” na AD Brás

Raimundo Souza

Novos juízes do TJAC visitam sede da Polícia Civil do Acre e conhecem estrutura da instituição

Jamile Romano

Sindmed-AC Critica “Espetáculo” e Julgamento Antecipado Após Morte de Recém-Nascido José Pedro

Raimundo Souza

Confiança do Comércio cai para menor nível em um ano, diz CNC

Marcio Nunes

Projetos de estudantes são sucesso no estande do governo do Acre em evento de educação profissional realizado em Brasília

Redacao