23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Escolas da rede pública estadual do Acre contam com metodologia de ensino que impulsiona a educação

Atualizada em 26/08/2024 10:08

Aprender brincando. É assim que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual estão estudando há um ano, com o programa MenteInovadora, reconhecido internacionalmente e com resultados comprovados que apontam avanço em 10% nas notas dos estudantes que fazem uso do método.

O MenteInovadora começou a fazer parte do calendário extracurricular da rede estadual acreana em 2023 e este ano teve o contrato renovado com a empresa que estrutura o programa, Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Pelo segundo ano consecutivo, o conteúdo que já faz parte da grade curricular dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a partir de agora, será estendido aos anos finais, começando pelo 6º ano.

Entre os materiais didáticos que compõem o programa estão o “Livro da Família”, com orientações para explorar o jogo em casa e ampliar os impactos pessoal, familiar e social no desenvolvimento das crianças; o “Livro do Aluno”, com atividades planejadas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento de competências que facilitam o aprendizado de conteúdos curriculares; e a “Jogoteca”, com tabuleiros e peças de jogos integrados ao livro e que estimulam a cultura maker e a autonomia na construção do conhecimento.

Localizada em Rio Branco, a escola Clínio Brandão é uma entre as diversas unidades da rede em que o uso do método tem gerado resultados positivos. “A gente está resgatando o lúdico na escola. O  MenteInovadora está promovendo o fazer pedagógico e encantando as professoras e os alunos”, celebra a gestora da Clínio Brandão, Ismênia Marques.

Os educadores também receberam materiais para análise e controle da aplicação do programa, com o “Diário do Professor” e acesso a uma plataforma virtual exclusiva. Além disso, cerca de 1.600 professores passaram por um treinamento fornecido pela própria Mind Lab.

Os instrutores que capacitam os pedagogos abordam a importância das competências socioemocionais na infância e na vida adulta, a relação delas com o aprendizado da educação básica e as soft skills que são valorizadas no mercado de trabalho. Toda a rede estadual do Acre foi contemplada com os novos materiais que serão utilizados no segundo semestre. As capacitações dos educadores, bem como o acesso às plataformas de controle de aplicação aconteceram ainda no primeiro semestre de 2023.

A professora do 2º ano da Clínio Brandão, Vanessa Marques, ressalta que o método além de desenvolver o emocional e o raciocínio das crianças, incentiva a diminuição do uso das telas.  “É super legal porque traz a vivência de jogar junto e desenvolve o cognitivo, o emocional, trabalha também a ética, porque a criança tem que aguardar a vez para jogar e aprende estratégias de cooperação”, explica.

“Estamos muito felizes com a parceria com o governo do Estado do Acre. Nosso propósito, desde a origem, é mostrar que a educação pública pode fazer mais pelas pessoas, oferecendo conteúdos reconhecidos internacionalmente pela eficácia na evolução da aprendizagem”, afirma Thiago Zola, head de produtos da Mind Lab.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, ressalta que o investimento em educação e a parceria com a Mind Lab, desde o ano passado, se mostra sólida e benéfica à educação dos alunos da rede estadual. “É por isso que renovamos o vínculo para manter o progresso estudantil”, destaca.Até agora, mais de 45 mil alunos de 147 escolas foram beneficiados. O projeto é fruto de um investimento de R$ 18,4 milhões do Estado. Entre esses estudantes, a pequena Keith Menezes, de apenas 7 anos, gosta do MenteInovadora porque agora tem mais uma forma de brincar com os amigos, além de aprender muito. “Eu aprendi que a gente tem que parar e pensar antes de fazer”, conclui.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre contrata novos estagiários para ampliar atendimento

Marcio Nunes

Com superlotação,prefeitura de Rio Branco deve inaugurar novo abrigo para refugiados

Jamile Romano

Acre é oficialmente integrado à Rede Nacional de Perfis Genéticos

Jamile Romano

Temporais, chuvas e ventanias devem marcar os últimos dias de 2023 no Acre, diz Friale

Jamile Romano

Ieptec apresenta experimentos inovadores na Mostra Viver Ciência 2024

Raimundo Souza

Fernanda Hassem assume Amac durante 1ª Assembleia Geral Extraordinária De 2024

Marcio Nunes