24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Escola Presbiteriana João Calvino é finalista da Febrace pelo terceiro ano consecutivo com projeto inovador na área da saúde

Atualizada em 23/12/2024 15:43

A Escola Presbiteriana João Calvino, de Rio Branco, conveniada à Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), alcançou pelo terceiro ano consecutivo a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Considerado um dos eventos mais importantes na área de ciência e inovação para a educação básica, a Febrace chega à sua 23ª edição e será realizada presencialmente na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 24 e 28 de março de 2025, reunindo os mais promissores jovens cientistas do país.

A escola será representada pelo projeto “Acuidar: Saúde na Palma da Mão”, desenvolvido pelos estudantes Filipe Santana da Silva, Maria Eduarda Verçoza Pereira e Rerolldy Fernandes de Menezes, sob a orientação dos professores Paulo Cezar Augusto e Rosana Fernandes Paiva.

“Esperávamos a classificação com o nosso projeto, já que a escola é trifinalista na Febrace. Estamos muito esperançosos com o nosso trabalho e com a dedicação de todos os envolvidos”, declarou a estudante Maria Eduarda Verçoza Pereira.

Tecnologia a serviço da saúde

O projeto “Acuidar” consiste na criação de um aplicativo e site voltados para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Com funcionalidades como localização de unidades de saúde, verificação de disponibilidade de medicamentos, agendamento online de consultas e um sistema de atendimento ao cliente (SAC), a iniciativa busca reduzir filas, minimizar deslocamentos desnecessários e ampliar a acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura e escrita, por meio da funcionalidade VoiceOver.

A proposta, além de melhorar a eficiência no atendimento público de saúde no Acre, pretende impactar positivamente a qualidade de vida da população.

“Fico muito grato pelo nosso projeto ter sido selecionado para a Febrace 2025. Estaremos entre os melhores do Brasil, representando o nosso Acre. Vai ser um momento muito importante. Tenho grande expectativa de termos um bom desempenho em São Paulo e de mostrar como o projeto pode ajudar toda uma comunidade”, destacou o estudante Rerolldy Fernandes Menezes.

Ele também enfatizou: “Outro ponto é que vamos mostrar para outros estados que, sim, o Acre investe em tecnologia e inovação na educação. Com nossa representatividade na Febrace, vamos reforçar que a educação pública no Acre é muito importante e promove pesquisas, inovação e tecnologia para os estudantes”.

Destaque nacional

O projeto foi selecionado entre cerca de 2.700 inscritos, figurando entre os 276 finalistas da Febrace, que se destacaram por sua criatividade, rigor científico e potencial de impacto. Durante a Mostra Presencial de Projetos, os alunos terão a oportunidade de apresentar seu trabalho a pesquisadores, professores, patrocinadores e ao público em geral. Paralelamente, a Mostra Virtual da Febrace permitirá que o projeto ganhe visibilidade em âmbito nacional, alcançando um público ainda mais amplo.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de incentivo à cultura científica, inovação e empreendedorismo entre estudantes da educação básica. Além de revelar talentos, o evento promove práticas pedagógicas inovadoras e fomenta o interesse por carreiras nas áreas de Ciências e Engenharia.

Com projetos que prometem transformar a realidade, a Febrace 2025 consolida-se como um dos principais espaços para o estímulo ao protagonismo juvenil e à inovação científica no Brasil.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prouni: abertas inscrições para processo seletivo do 2º semestre

Jamile Romano

Sebrae no Acre realiza o 2º INTEGRA com palestra de renomado filósofo Luiz Felipe Pondé

Jamile Romano

TRE inicia processo de geração de mídias para quase três mil urnas eletrônicas no Acre

Jamile Romano

OCA Móvel realiza mais de 300 atendimentos durante o final de semana

Raimundo Souza

Saiba como adotar um pet do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Nova ponte tira Judia do isolamento durante alagação e prefeitura garante mobilidade durante cheia do Rio Acre

Raimundo Souza