35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Escola Fábrica de Asas retorna às aulas no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Publicado em 07/08/2024

Sentados e concentrados estavam os alunos da Escola Fábrica de Asas, localizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta segunda-feira, 5, quando foi dado início às aulas do segundo semestre letivo. O projeto educacional resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A escola conta com 11 professores e dez turmas, desde a alfabetização, passando pelo ensino fundamental e médio, por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e proporciona a oportunidade de educação para muitos detentos, sendo que alguns chegam à unidade sem nunca terem pisado em uma escola.

Um dos privados de liberdade, J.O.S., conta que teve uma infância difícil na zona rural, não teve acesso ao estudo e o primeiro contato que teve com a sala de aula foi no sistema prisional. Hoje, aos 45 anos, está no ensino médio: “Quando vim e comecei a estudar aqui, eu não sabia nem fazer meu nome. Eu pegava um livro, um jornal, uma revista, só para ver as figuras, né? ”. Agora já faz planos para o futuro, pois acredita que, com estudos, vai conseguir um bom emprego. “Eu tô saindo da cadeia e pretendo mudar minha vida. No meu passado eu não tive oportunidade, porque eu não sabia ler, era difícil. Agora eu já sonho mais alto, quero sair daqui e trabalhar. Eu fiz um curso de refrigeração já, dado pelo presídio também, e pretendo seguir nessa área”, planeja.

A detenta A.L.S. é mais uma que resolveu mudar o rumo da vida por meio da educação. Parou de estudar no ensino médio e, após voltar às aulas na Fábrica de Asas, sonha em ser médica veterinária: “Minha mente se abriu e eu comecei a desenvolver o que eu tinha deixado de lado, como a minha ortografia, leitura. Eu penso em ser em veterinária ou agrônoma, alguma dessas coisas que mexem com o campo, com os animais. Eu amo muito, de paixão”.

Diretor da Fábrica de Asas, o professor Juscelino Bandeira acredita que levar educação para os apenados é uma iniciativa muito proveitosa: “Neste momento, a gente tem 800 alunos matriculados efetivamente, tanto no projeto de remissão pela leitura como no estudo da EJA. Essa parceria da Secretaria de Educação, Polícia Penal e Iapen vem dando bons frutos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

Marcio Nunes

1º Campeonato de Dominó em Braille reúne alunos com deficiência visual em Rio Branco

Marcio Nunes

Governo organiza revitalização e atividades culturais e esportivas

O Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de saúde para homens e de combate às hepatites virais

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre reforça efetivo durante Carnaval em todo o estado

Jamile Romano

Em menos de 24 horas, parte dos serviços na Delegacia de Flagrantes são retomados

Jamile Romano