23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Escavações do Complexo Viário da Avenida Ceará avançam e servidores participam de visita guiada

Publicado em 17/09/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), avança na etapa de escavações para a construção do viaduto do Complexo Viário da Avenida Ceará. Para marcar o progresso da obra estruturante, localizada na região central de Rio Branco, a gestão promoveu um dia de visita guiada para servidores dos setores técnicos e administrativos.

Obra teve ritmo ajustado durante visita para permitir que servidores acompanhassem o trabalho com segurança. Foto: Pedro Devani/Secom

As visitas são conduzidas pelos engenheiros da Seop, que apresentam explicações detalhadas sobre a execução dos serviços. Para garantir a segurança de todos, foi planejado o número máximo de pessoas por grupo e providenciados os equipamentos de proteção individual necessários para os participantes.

A engenheira civil Irdia Correia destacou que a experiência reforça a importância do empreendimento: “Hoje conseguimos ver, na prática, a dimensão e o impacto que a maior obra de mobilidade urbana do estado proporcionará à população.”

Servidores da Seop visualizam etapas realizadas e conhecem próximos passos do Complexo Viário. Foto: Kalyel Vieira/Seop

De acordo com o diretor de Execução e Fiscalização da Seop, Denis Amorim, a iniciativa é também uma forma de valorizar o esforço coletivo:

“Ao abrir as portas do canteiro de obras, mostramos transparência e reforçamos o compromisso do governo com a população. Essa visita é um reconhecimento a todos que, direta ou indiretamente, contribuem para que esse projeto avance. Queremos que cada servidor entenda que é parte fundamental dessa transformação na mobilidade urbana de Rio Branco.”

Participantes e técnicos utilizaram capacete durante a visita. Foto: Rosely Cabral/Seop

Para Gabriel Fecury, do Departamento Técnico, vivenciar esse ambiente foi uma oportunidade única: “É para que entendamos a complexidade dessa obra, que antes víamos apenas no projeto, na teoria. Aqui, no canteiro e na obra, percebemos os inúmeros aspectos e desafios que fazem parte da execução.”

A Obra que transformará a mobilidade urbana

De forma planejada, o governo do Acre segue avançando na construção do viaduto do Complexo Viário da Avenida Ceará, que será implantado no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.

A fase de escavações para rebaixamento da Avenida Ceará foi iniciada no último dia 6 de agosto. Para realizar essa etapa, o Estado, por intermédio da Seop e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Prefeitura de Rio Branco, via Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), interditaram o trecho compreendido entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, em Rio Branco, para viabilizar a evolução da obra.

Diversos serviços como perfuração e concretagem das cortinas de estacas, assim como as vigas de transição em concreto armado, são realizados para garantir segurança aos trabalhadores e população. Foto: Pedro Devani/Secom

Após essa etapa, os serviços seguem com o alargamento das faixas da Avenida Ceará, no trecho entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte.

A obra, considerada uma das maiores intervenções de mobilidade urbana da história da capital, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o trecho.

Imagem aérea do cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas, onde são realizadas as obras de construção do futuro viaduto do Complexo Viário. Foto: Pedro Devani/Secom

Desde o início dos trabalhos, já foram concluídas etapas importantes, como as desapropriações ao longo do trecho, a instalação das quatro alças de acesso e a perfuração e concretagem das cortinas de estacas, assim como as vigas de transição em concreto armado, que serviram de contenção para o rebaixamento da via.

Obras públicas refletem em melhorias para o Estado e oportunidades para milhares de trabalhadores. Foto: Samuel Moura/Secom

O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou que o avanço das escavações demonstra o compromisso do governo com a entrega da obra dentro do prazo e com qualidade.

“O Complexo Viário da Avenida Ceará é um marco para a mobilidade urbana de Rio Branco. Esta é uma obra que vai transformar a vida da população, proporcionando mais fluidez no trânsito e segurança para todos. O governador Gladson Camelí tem acompanhado de perto cada etapa, garantindo os investimentos necessários e dando todo o apoio para que possamos avançar de forma segura e responsável”, afirmou o secretário.

Investimentos

O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)

Complexo Viário visa criar melhores condições de mobilidade urbana no centro de Rio Branco. Ilustração: Marcos Haluen/Seop

O investimento total supera R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar e todo restante como contrapartida do Estado.

O projeto é executado em etapas para minimizar os impactos no trânsito e garantir que os serviços sigam dentro do cronograma estabelecido. Com essa obra, o governo reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura urbana e a melhoria da qualidade de vida da população.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Energisa realiza campanha de doação de sangue junto com Hemoacre

Jamile Romano

Maduro capturado: Vídeos mostram helicópteros dos EUA sobre Caracas e explosões; veja vídeos

Raimundo Souza

Gestores e técnicos do Acre participam de oficina sobre salvaguardas socioambientais promovida pelo MMA

Raimundo Souza

Governo reforça ações do Saneacre contra seca nas regionais do estado

Marcio Nunes

Prefeitura anuncia domingos da dignidade com Ônibus gratuitos durante o período natalinoico Na Época Natalina

Marcio Nunes

MEC suspende processos de autorização para novos cursos a distância em 17 áreas; veja quais

Jamile Romano