25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Equipe do governo do Acre realiza visita técnica ao Instituto de Previdência do Amazonas

Publicado em 13/08/2025

Entre os dias 11 e 12 de agosto, uma comitiva do governo do Acre esteve em Manaus para uma visita técnica ao Instituto de Previdência do Estado do Amazonas (Amazonprev). O objetivo foi conhecer as práticas adotadas na implementação da segregação da massa de beneficiários entre os fundos de Repartição e de Capitalização, medida considerada essencial para o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A ação ocorre após a recente aprovação da Lei nº 494/2025, que estabelece o plano de custeio para equilibrar o déficit do RPPS no Acre. Essa norma estabelece a separação orçamentária, financeira, contábil e de investimentos dos recursos e obrigações referentes aos dois fundos.

De acordo com o presidente do Acreprevidência, Francisco de Assis, a medida visa garantir a sustentabilidade do sistema a longo prazo.

“A segregação orçamentária, financeira, contábil e de investimentos é um passo decisivo para garantir mais transparência e segurança na gestão dos recursos previdenciários. Com essa separação clara entre os fundos de repartição e de capitalização, conseguimos acompanhar de forma mais precisa a origem e a aplicação dos recursos, além de planejar investimentos de maneira adequada a cada modalidade. Essa mudança fortalece o equilíbrio atuarial do regime e assegura que as obrigações com os beneficiários sejam cumpridas no presente e no futuro”, destacou.

A equipe foi recebida pelo presidente do Amazonprev, Evilázio Nascimento, que apresentou os servidores do instituto responsáveis pelos setores de gestão financeira, contábil, orçamentária e de investimentos. Durante o encontro, foram expostos os procedimentos adotados pelo órgão para a segregação dos fundos, bem como os desafios e soluções encontradas ao longo do processo de implementação.

A comitiva foi composta por representantes que atuam em áreas vitais para a implementação do novo plano de custeio no Acre: Lonmário do Valle e Silvia de Souza, representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Aluildo de Souza, da Secretaria de Planejamento (Seplan); Fábio da Silva Lima, da Secretaria de Administração (Sead). E como representantes do Acreprevidência estão: Lorien Melo, Samira Louzada e Fernando Bessa.

Visita técnica fortalece cooperação entre Acre e Amazonas na gestão de regimes próprios de previdência. Foto: cedida

“Nossa visita ao Amazonprev foi extremamente produtiva. A experiência do Amazonas em segregar os fundos de capitalização e repartição nos servirá como um modelo sólido. Acreditamos que, ao replicar esses procedimentos com as devidas adaptações à nossa realidade, conseguiremos implementar as mudanças de forma segura e eficaz”, ressaltou Samira Louzada, chefe do controle interno e membro do Comitê de Investimentos do Acreprevidência.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre registra 1.087 voos em julho e prevê crescimento de 14,5% para 2025

Marcio Nunes

Indonésia habilita mais 17 frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina

Redacao

Hosmac abre programação do Setembro Amarelo com foco no diálogo e na valorização da vida

Redacao

Acre participa de 1º Encontro Nacional do PAA Indígena

Marcio Nunes

Fazedores de cultura e comunidade artística participam de Fórum Integrado de Arte e Patrimônio Cultural

Marcio Nunes

Aleac e Iapen firmam parceria para fortalecer segurança na Casa do Povo e capacitar policiais penais

Jamile Romano