23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Entre planilhas e propósitos: o equilíbrio do controle interno na vida profissional e pessoal

Atualizada em 27/04/2025 15:34

Por Cristiany Sales*

No ambiente profissional, o controle interno é um sistema estruturado para garantir que os processos ocorram conforme o planejado, minimizando riscos, prevenindo erros e promovendo a eficiência. Ele envolve planejamento, monitoramento, análise e correção — uma engrenagem que precisa funcionar com precisão. Empresas que prezam esse tipo de organização colhem frutos como segurança, credibilidade e constância nos resultados. Mas, e se olhássemos para nossa vida pessoal sob a mesma lente?

No dia a dia, muitas vezes deixamos nossa vida pessoal correr sem estrutura, na expectativa de que tudo se organize por conta própria. Ao contrário do que fazemos no trabalho, raramente aplicamos práticas como o acompanhamento de metas, revisão de hábitos ou avaliação de riscos emocionais e financeiros. Assim como no controle interno profissional, a ausência de um gerenciamento eficaz da rotina pessoal pode gerar desgastes, frustrações e uma constante sensação de desequilíbrio.

Quando decidimos transferir para a vida pessoal alguns princípios de controle interno — como planejamento de tempo, análise de prioridades e definição de limites — colhemos clareza e bem-estar. A rotina ganha estrutura, e conseguimos alinhar melhor nossos compromissos com nossos valores. Afinal, viver de forma desorganizada emocional e espiritualmente também nos expõe a riscos: perda de sentido, esgotamento e até rupturas em relacionamentos importantes.

Portanto, refletir sobre como estamos gerenciando nossa vida fora do expediente é tão importante quanto zelar pelos processos da empresa. O verdadeiro sucesso não está apenas nos resultados profissionais, mas na capacidade de alinhar propósito, autocuidado e responsabilidade em todas as áreas. Tal como uma empresa saudável depende de controles bem aplicados, uma vida plena exige gestão intencional, com espaço para o que realmente importa.

*Cristiany Sales é controladora interna da Agência de Negócios do Acre (Anac S.A.); pós-graduada em Auditoria Empresarial; Planejamento e Gestão; Pedagogia Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas; Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos; graduada em Direito e Pedagogia

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Justiça acreana conhece o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

Marcio Nunes

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogo

Raimundo Souza

Curso de medicina da Universidade Federal do Acre tem mais de 2,7 mil inscritos

Jamile Romano

Em audiência pública, governo do Acre debate ações de enfrentamento aos alagamentos em Rio Branco

Jamile Romano

Família diz que Silvio Santos não terá velório. Saiba motivo!

Raimundo Souza