24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Entre cantigas, danças e sorrisos, Dia das Crianças é celebrado no Hospital da Criança com arte e alegria

Entre cantigas, danças e palhaçadas, as crianças em tratamento no Hospital da Criança, em Rio Branco, viveram uma manhã diferente nesta sexta-feira, 10. Promovida pelo setor da Classe Hospitalar da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em parceria com o projeto MultiArte, a ação comemorativa ao Dia das Crianças teve como objetivo levar cultura, arte e lazer aos pequenos pacientes e seus familiares.

Crianças em tratamento no Hospital da Criança participam de manhã especial com música, dança e brincadeiras. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atividade uniu brincadeiras, apresentações musicais e momentos de descontração, transformando o ambiente hospitalar em um espaço de leveza e encantamento. O programa Classe Hospitalar tem a missão de garantir a continuidade da escolarização de estudantes que, temporária ou permanentemente, estão afastados das salas de aula, seja em unidades de saúde, em regime domiciliar ou em serviços de atenção integral. O propósito é claro: evitar evasão, repetência ou fracasso escolar e, acima de tudo, manter vivo o direito ao conhecimento.

“Sou professora há seis anos e meio e, aqui na classe, atendemos as crianças que ficam internadas por mais tempo. Seguimos o currículo, mas também realizamos atividades lúdicas, como essa de hoje, que é muito especial. Esse tipo de ação traz alegria e alívio emocional, porque as crianças passam por situações difíceis, muitas vezes longe da família. É um momento em que elas podem apenas ser crianças novamente”, destacou a professora da Classe Hospitalar, Eliana de Oliveira.

Equipes da Classe Hospitalar e do MultiArte atuam juntas para promover um ambiente mais humano e acolhedor. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A emoção também tomou conta dos acompanhantes. Erismar Ximenes, pai do pequeno Everton, internado há 18 dias com queimaduras no abdômen, comemorou o impacto positivo das atividades. “Melhora muito o humor e o tratamento deles. É um alívio para quem está tanto tempo deitado e longe de casa. Essa alegria ajuda na recuperação”, contou.

Para Roberta Oliveira, mãe do Breno, de 3 anos, diagnosticado com mononucleose — uma infecção viral caracterizada por febre, fadiga e inflamação dos gânglios linfáticos — o momento foi de gratidão. “Hoje é um dia que gostaríamos de estar em casa, mas ações como essa fazem toda a diferença. Desde que chegamos, o hospital tem promovido atividades que distraem as crianças e acalmam os pais. O SUS tem seus desafios, mas é o melhor sistema que existe. O atendimento aqui é rápido e eficiente, e nós só temos a agradecer”, disse emocionada.

Famílias reconhecem a importância do SUS e das ações educativas no processo de recuperação das crianças. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A chefe do MultiArte, Marília Bonfim, destacou a importância da arte como ferramenta de humanização dentro dos hospitais. “Mais uma vez tivemos o privilégio de participar dessa linda festa com as crianças internadas. Nosso objetivo é levar alegria, música e muita brincadeira, mesmo em um ambiente de tratamento. A arte tem esse poder de transformar e contribuir para o bem-estar emocional”, afirmou.

Classe Hospitalar

Atualmente, a Classe Hospitalar atende cerca de 60 crianças por mês, com idades entre 4 e 13 anos, em três unidades de saúde: Hospital da Criança, Hospital do Câncer (Unacon) e Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Cada estudante recebe um planejamento pedagógico personalizado, elaborado com base em entrevistas, diagnósticos e apoio das escolas de origem.

Pais e acompanhantes celebram momentos de descontração durante ação alusiva ao Dia das Crianças. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A SEE, por meio do Departamento de Educação Especial, realiza o acompanhamento pedagógico dessas classes hospitalares durante todo o ano. E, nesta Semana da Criança, promovemos essa ação em parceria com o MultiArte para levar um pouco de diversão e encantamento aos nossos alunos hospitalizados”, explicou Alessandra do Nascimento, chefe da Divisão de Acompanhamento e Orientação Pedagógica Especializada da SEE.

Encontro nacional e simpósio internacional sobre atendimento escolar hospitalar e domiciliar

Acre será palco de um dos mais importantes eventos de educação inclusiva do país. Entre os dias 21 e 23 de outubro, Rio Branco sediará o 13º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar (ENAEHD) e o 3º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar (SINAEHD).

Ações da Classe Hospitalar buscam garantir o direito à educação e o bem-estar emocional dos alunos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o evento será realizado no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), com transmissão online, permitindo a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Atividade transforma o ambiente hospitalar em um espaço de alegria e leveza. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O encontro reunirá especialistas, gestores e educadores para debater políticas públicas, práticas pedagógicas e experiências inovadoras voltadas à garantia do direito à educação para estudantes em tratamento hospitalar ou domiciliar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria de Educação destina caixas d’água às escolas para enfrentar crise hídrica

Marcio Nunes

Governo reforça parceria em ações da Operação Verão 2025 em Assis Brasil

Raimundo Souza

Pessoas em monitoramento eletrônico não podem frequentar show do Dia do Trabalho em Rio Branco

Jamile Romano

Sobe para 66 o número de mortos por causa da chuva no Rio Grande do Sul

Raimundo Souza

Forças de segurança realizam operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Marcio Nunes

Acre chega a 31,82% de escolas conectadas à internet

Kevin Souza