23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Entenda por que você não deve tomar café assim que acorda

Publicado em 17/06/2025

O café da manhã brasileiro muitas vezes inclui a própria bebida que dá nome à refeição. Porém, especialistas alertam: consumir café logo ao despertar pode ser prejudicial à saúde.

Desde questões gastrointestinais até alterações hormonais, a primeira xícara do dia pode trazer mais problemas que benefícios. Descubra os motivos e o horário ideal para seu cafezinho.

Os riscos para o sistema digestivo

O café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, podendo causar refluxo, gastrite e dores abdominais. Quem sofre de síndrome do intestino irritável pode ter os sintomas agravados.

A bebida também tem efeito diurético e laxante. Como acordamos naturalmente desidratados, o café pode piorar essa condição, eliminando ainda mais líquidos do organismo.

Impacto nos níveis de cortisol

O cortisol, hormônio que nos ajuda a despertar, já atinge seu pico natural pela manhã. A cafeína interfere nesse processo, podendo causar cansaço posteriormente.

Como a cafeína combate o cortisol, tomar café pela manhã pode te deixar mais cansado, explica a ciência. Além disso, pode desencadear ansiedade, tremores e irritabilidade.

Qual o melhor horário para o café?

O pico matinal de cortisol começa a diminuir cerca de três horas após acordar. Esse é o momento ideal para a primeira xícara, quando o corpo já completou seu processo natural de despertar.

Essa estratégia permite aproveitar tanto a energia natural do corpo quanto os efeitos da cafeína, sem os malefícios do consumo precoce. Sua saúde digestiva e hormonal agradecem.

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tarifa de Trump compromete comércio exterior do Acre

Kevin Souza

Lula afirma que deveria ter importado arroz da Venezuela

Raimundo Souza

Lula planeja troca de ministérios para antes do Carnaval; Veja nomes

Raimundo Souza

Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda

Marcio Nunes

Blindagem aprovada: parlamentares votam para se proteger de investigações; confira como votou o seu deputado

Kevin Souza

Moraes prorroga inquérito das fake news por mais 180 dias

Marcio Nunes