26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Famosos

Entenda a Lei Larissa Manoela, que protege patrimônio de crianças

Publicado em 27/03/2025

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (26/3), um projeto de lei (PL) conhecido como Lei Larissa Manoela. O PL tem como objetivo permitir que a Justiça limite o acesso de pais ao patrimônio dos filhos. O caso de Larissa Manoela foi usado como inspiração para a Lei após a conduta dos pais da atriz com o patrimônio dela vir à tona em 2024.

Relembre o caso
Larissa Manoela conseguiu, judicialmente, o direito de romper a sociedade que mantinha com os pais.
A atriz deixou oficialmente de fazer parte da Dalari Produções e Eventos em outubro de 2024. A empresa foi fundada pelos pais dela, Silvana Taques e Gilberto Elias, quando ela tinha 13 anos de idade.
Em decisão publicada em 23 de outubro de 2024 a Junta Comercial de São Paulo determinou que fosse formalizado no contrato social da Dalari a data de saída de Larissa Manoela.
Com o rompimento do contrato social, a família não faz mais parte da carreira da jovem.
Pouco tempo depois, Larissa Manoela abriu o jogo sobre a polêmica e deixou claro que não tem nenhum tipo de contato com a família de sangue. Ela também afirmou ter escolhido uma nova rede de apoio familiar.

Em suma, o texto aprovado na Câmara dos Deputados estabelece como conduta abusiva o uso de recursos de crianças e adolescentes pelos pais, de forma indiscriminada. A proposta ainda passará pelo Senado Federal antes da aprovação.

Ficou considerado ainda como conduta abusiva ações dos pais de proibição de crianças e adolescentes de acessar o patrimônio e apropriação imprópria dos bens do menor.

A Lei estabelece também que a Justiça pode restringir o acesso dos pais aos recursos do filho, determinar a criação de uma reserva especial de parcelas dos recursos adquiridos para garanti-lo e fazer uma auditoria periódica em contas, bens e investimentos relacionados a estes recursos.

O filho também passa a ter direito de pedir, em até dois anos depois de extinta a incapacidade civil, uma prestação de contas para os pais sobre os bens que foram gerenciados por eles.

[Metrópoles]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Musa do Cerro rechaça impacto masculino em sua sensualidade: ‘Mentalidade ignorante’

Raimundo Souza

Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’

Raimundo Souza

Festa de aniversário de Lua acaba em briga judicial envolvendo Manu Bahtidão

Jamile Romano

Padre Fabrício Rodrigues, que viralizou com crise de riso, morre em acidente aos 29 anos

Jamile Romano

Viih Tube exibe foto antiga e revela planos para 2025: ‘Eu sou minha própria meta’

Raimundo Souza

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

Jamile Romano