25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Energisa realizou mais de 4,7 mil procedimentos de manutenção na rede de energia elétrica no Acre em 2024

Somente em 2024, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços de energia elétrica para os consumidores, a Energisa Acre realizou mais de 4,7 mil manutenções preventivas na rede elétrica e 54 mil podas de árvores em áreas urbanas e rurais no Estado do Acre.
Isso significa que mais de 7.577 quilômetros de rede elétrica receberam manutenções e 94 mil estruturas foram inspecionadas.
De acordo com o coordenador de planejamento da Energisa Acre, John Rellysson de Souza, essas atuações periódicas contribuem para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia.
“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explicou.  
Tecnologia em benefício do cliente  
Visando garantir a continuidade do fornecimento de energia durante as manutenções, a Energisa investe em diversas tecnologias. Uma dessas importantes frentes tecnológicas é o serviço conhecido como “Trabalho em Linha Viva”. Nesse procedimento são utilizados veículos com cestos aéreos (ferramenta acoplada no caminhão com altura de 10 a 13 metros), escada, plataforma e equipamentos que isolam a rede elétrica, e permitem que os eletricistas tenham contato com a rede elétrica de média tensão, em segurança.
“Toda a operação é planejada justamente para que o cliente não seja afetado durante a execução dos serviços de manutenção, ou seja, o trabalho executado em Linha Viva é realizado com a rede ligada, o que não causa transtorno aos consumidores. Além disso, os profissionais envolvidos nos serviços executados em Linha Viva são especialistas nesse tipo de operação, passam por um treinamento diferenciado e usam todos os equipamentos de proteção individual e coletivo para trabalharem em contato com a rede de média tensão ligada, com segurança”, explicou o coordenador.
Desligamento programado  
Por questões técnicas e de segurança da comunidade e dos colaboradores empenhados nas manutenções, há situações específicas em que é necessário o desligamento da rede elétrica durante os procedimentos.  “Nesses casos, a Energisa tem o compromisso de informar aos clientes com 72 horas de antecedência para que tenham ciência do intervalo e se programem para o período em que a rede elétrica estará desligada”.
 Os comunicados de desligamento programado apresentam as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Os clientes têm acesso a essas informações por meio do site da Energisa, avisos em rádios locais, aplicativo Energisa On e envio de SMS para os números cadastrados na empresa. Vale ressaltar que o desligamento da rede elétrica só ocorre quando for realmente necessário.
Para saber se a sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado”. John lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tanto os colaboradores quanto os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação realiza teste de aceitabilidade da alimentação escolar no Acre

Jamile Romano

Campanha de vacinação contra poliomielite começa hoje no Acre

Jamile Romano

Moradores afetados pela cheia em Rio Branco começam a sacar o FGTS calamidade

Jamile Romano

Nova friagem derruba temperaturas no Acre a partir de sexta-feira,20

Jamile Romano

Entre planilhas e propósitos: o equilíbrio do controle interno na vida profissional e pessoal

Raimundo Souza

Sebrae incentiva estudantes ao empreendedorismo durante 1º Festival Techjovem Digital Rio Branco/Amazônia

Marcio Nunes