25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Enem 2025: MEC divulga tema da redação; saiba qual é

Enem 2025 começa neste domingo (9) • Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Professora Paula Nogueira, do Cursinho Objetivo, comenta o tema deste ano

Mirella Cordeiro, da CNN Brasil, Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
A prova de redação no primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, revelou o ministro Camilo Santana em suas redes sociais.
Para a professora do cursinho Objetivo Paula Nogueira, a banca espera que os candidatos falem sobre o conceito de envelhecimento. A redação “tem que incluir proteção, garantias constitucionais de saúde, de trabalho. Tem que ser inclusiva e democrática”.
Ela acredita que muitos estudantes vão falar sobre o preconceito chamado etarismo, da necessidade da Previdência Social se adaptar ao aumento de idosos no Brasil e no mundo. “É uma perspectiva que precisa se adequar ao momento que a gente vive, precisa da atenção do Poder Público e da sociedade cobrando o envelhecimento de forma justa e saudável”.

Independentemente do tema específico proposto a cada ano, a professora do cursinho Objetivo Paula Nogueira explica que a redação do Enem mantém uma linha pedagógica e avaliativa consistente, que vai muito além da mera verificação de habilidades linguísticas.

“A redação no Enem é avaliada por meio de competências, que incluem assimilação de conteúdos adquiridos ao longo do ensino médio, domínio do texto escrito e formas variadas de articulação entre ideias”, afirma Paula.

Contudo, a professora enfatiza que o propósito da prova é mais abrangente. “Mas, sobretudo, essa prova de redação também mira na formação cidadã, que capacita o candidato a entender e avaliar a situação dos temas mais caros à vida em sociedade no Brasil: povos tradicionais, trabalho de cuidado, herança africana entre outros.”

Tendência da prova

Essa perspectiva demonstra uma tendência clara do exame em pautar discussões que exigem dos estudantes uma visão crítica e engajada com as realidades sociais do país.

Para a professora, a prova de redação do Enem desafia os candidatos a “inferir a partir de dados, teorias, fatos reais e ficcionais, que a harmonia social só existe se todos forem reconhecidos, visibilizados e valorizados, sem discriminações de qualquer espécie”.

Desse modo, o objetivo maior é que o texto produzido pelo candidato não apenas demonstre domínio da escrita, mas que “exalte a sociedade justa, inclusiva e democrática, de modo que, para isso, ele possa expressar um raciocínio lógico e bem fundamentado em versão escrita, traduzindo os princípios constitucionais”.

A redação do Enem, portanto, se consolida como um espaço para o exercício da cidadania e a proposição de soluções para os grandes desafios nacionais.

Gabarito extraoficial do Enem

A CNN terá o gabarito extraoficial do exame nos dois dias da prova. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e a previsão é que esteja no nosso site a partir das 18h30.

CNN Brasil transmite live com correção da prova em tempo real

Você pode acompanhar na CNN Brasil a correção extraoficial ao vivo do exame.

Nos dois domingos de prova, nos dias 9 e 16 de novembro, a partir das 20h, os professores do Objetivo estarão nos nossos estúdios para uma live com a resolução das questões, análises e comentários.

Clique abaixo e ative o sininho para não esquecer!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Raimundo Souza

Do centro especializado ao Melhor em Casa, Sesacre celebra o Dia das Crianças com ações de cuidado e alegria em Rio Branco

Raimundo Souza

Com o intuito de fomentar o turismo, Estado oferta curso de espanhol para moradores do Rio Croa

Raimundo Souza

Governo convoca aprovados em processos seletivos para Educação Escolar Indígena, Educação Especial e Ensino Regular

Redacao

13º salário: quanto vale, quando cai na conta e quem tem direito à primeira parcela de 2024

Jamile Romano

Municípios do Acre recebem mais de R$ 58 milhões em repasses estaduais no mês de agosto

Redacao