Atualizada em 12/04/2025 07:53
O encontro entre os prefeitos promovido pelo Sebrae e a Associação dos Municípios do Acre (Amac), reforçou a importância do protagonismo das cidades para o desenvolvimento econômico do Estado. O encontro com gestores, especialistas e bancos financiadores teve como foco central o fortalecimento das gestões municipais e o estímulo à produção local.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, defendeu a união de esforços entre Estado e municípios como caminho para o crescimento sustentável.
“O Estado só existe porque existem os municípios. Essa visão do nosso governador Gladson Cameli, com toda a sua equipe, através do secretário Ricardo Brandão, é isso que nós precisávamos. Graças a Deus que agora estão vendo que o nosso desenvolvimento precisa mudar o modelo que está aí. A gente tem, além do prefeito, os vereadores, mas também a sociedade como um todo, procurando desenvolver novos projetos para poder gerar emprego e renda. Nós não podemos continuar a ficar pendurados apenas no bolsa da família. Isso é vergonhoso”, destacou.
Durante o encontro, o prefeito de Acrelândia, Olavinho Rezende, destacou o potencial produtivo do seu município, que lidera a produção de café, leite e banana no Estado. Segundo ele, a cidade tem muito a contribuir com o desenvolvimento do Acre, mas é necessário um alinhamento maior entre as esferas estadual e municipal.
“Acrelândia é hoje o primeiro lugar em produção de café, leite e banana. Acredito que Acrelândia pode contribuir muito, assim como já contribui para o desenvolvimento do Estado. Eu acho que falta um pouco mais de aproximação entre o Estado e os municípios. Os próprios municípios se aproximam um pouquinho mais, acho que é o caminho. Eu vejo, no Estado do Acre, um grande potencial de prosperidade. Eu acho que falta só um alinhamento”, concluiu.
[Assessoria]