23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em reunião na Comissão de Saúde da Aleac, governo destaca avanços para o Juruá

Atualizada em 19/04/2024 18:25

A Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 19, uma reunião para debater a situação do Hospital Regional do Juruá. O encontro foi presidido pelo deputado Adailton Cruz (PSB) e com a presença do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, além de representantes sindicais.

Ao abrir a reunião, Adailton Cruz pontuou as necessidades tanto de melhorias salariais quanto de condições de trabalho mais favoráveis para os trabalhadores. “É importante esclarecer que o objetivo dessa reunião não é fechar acordos imediatos, mas identificar e defender as necessidades dos trabalhadores, buscando contribuir para melhorias concretas que impactem positivamente não apenas os profissionais da saúde, mas também a comunidade do Vale do Juruá como um todo”, disse.

Participaram Alesta Amâncio, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate) e Venilson Albuquerque, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) no Hospital de Cruzeiro do Sul.

Após ouvir os representantes dos sindicatos da saúde, o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, falou da visita que fez esta semana ao Hospital do Juruá e anunciou uma série de medidas para fortalecer a infraestrutura hospitalar daquela região. Segundo suas palavras, “estamos comprometidos em melhorar as condições de trabalho e atendimento, com investimentos imediatos na UTI, centro cirúrgico e pronto atendimento”.
Além disso, o gestor destacou o avanço na implantação de novos equipamentos, incluindo a tão aguardada ressonância magnética em Cruzeiro do Sul: “Estamos finalizando os preparativos para a chegada do aparelho nos próximos dias, com equipes já realizando ajustes necessários no hospital”, complementou.

Pascoal também enfatizou a necessidade urgente de estruturação regional para garantir o atendimento adequado aos pacientes. Ele destacou a importância de desenhos claros em acordos coletivos e individuais, ressaltando que quaisquer impactos financeiros diretos precisam ser cuidadosamente considerados, para evitar consequências negativas para o sistema de saúde.

Adailton Cruz finalizou a discussão dizendo que irá propor à Aleac que a Comissão de Saúde realize uma visita ao Hospital Regional do Juruá no dia 9 de maio, com o intuito de avaliar de perto a situação atual da Saúde na região, e destacou os avanços informados pelo secretário Pedro Pascoal.

[Agência de Notícias]

Artigos Relacionados

Bocalom assina decreto de situação de emergência na capital

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza reunião de alinhamento para a conclusão de relatórios de transição

Jamile Romano

Pacientes com Lúpus fazem protesto na Fundhacre contra escassez de remédios e falta de médicos no SUS

Jamile Romano

Governo retira indígenas atingidos pelas águas do Rio Acre em Rio Branco

Marcio Nunes

São construídos trinta abrigos para acomodar famílias no Parque de Exposições  Wildy Viana

Raimundo Souza

MPAC participa de agenda com ministra das Mulheres e discute parcerias para o combate à violência

Jamile Romano