22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Em reunião estratégica, governo alinha programação de cursos de qualificação para população da Cidade do Povo

Publicado em 21/08/2024

Com o propósito de ampliar a qualificação e geração de emprego e renda, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 21, na Igreja Católica São Lucas, localizada na comunidade Cidade do Povo.

Em reunião estratégica, governo alinha programação de cursos de qualificação para a população da Cidade do Povo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O encontro entre os gestores tratou sobre cursos de qualificação que serão voltados para a população local, com foco em possíveis contratações. A iniciativa ocorre pela Seurb, para contribuir na mão de obra da construção de casas habitacionais. O titular da pasta Egleuson Santiago, destaca que a ação tem a finalidade de aproximar a população, qualificar e gerar emprego e renda às famílias.

“Isso é uma demonstração que o planejamento do governo está dando certo, as obras estão acontecendo. Estamos fazendo essas parcerias com várias instituições para trazer a comunidade para perto e qualificar a mão de obra. Nossa previsão é que semana que vem iniciem os cursos”, afirma o secretário.

Os cursos de qualificação profissional são fundamentais para a geração de emprego e renda. Eles oferecem aos participantes a oportunidade de adquirir ou aperfeiçoar habilidades específicas, alinhando-os às demandas do mercado de trabalho atual.

Rosana Espíndola, coordenadora técnica de educação do Instituto Senai de Tecnologia, unidade do Distrito Industrial, explica que o momento é de mobilização para o fechamento das matrículas. A proposta inicial é qualificar uma média de 280 moradores nos cursos na área da construção civil.

“Essa parceria prevê que os cursos sejam realizados na própria comunidade, para facilitar o acesso, e que possivelmente eles estejam aptos para serem contratados para o projeto do Estado de construção das moradias”, pontua.

Missionário Carlos Henrique Sá realiza trabalho social desde 2016 na Cidade do Povo. Presente na reunião estratégica, ele enfatizou sobre a importância e oportunidade para a sociedade se profissionalizar.

“Às vezes a comunidade não tem a oportunidade nem de se qualificar. Muitos não têm nem condições de sair da comunidade para se matricular em um curso de aprimoramento e aprendizagem, e quando eles têm essa chance, abraçam e correspondem. São essas oportunidades que queremos proporcionar para a comunidade, um meio de independência financeira e sustento que gera esperança de dias melhores”, comenta.

“O principal ponto é qualificar os moradores, e agora eles têm uma chance de se profissionalizar e trabalhar. Assim, o desemprego na Cidade do Povo vai diminuindo, e as famílias vão garantindo o pão de cada dia”, reforça o padre Mássimo Lombardi.

Após o fechamento da reunião ficou pactuado um próximo encontro entre as secretarias envolvidas para o dia 26 deste mês, quando será alinhado o cronograma de início das matrículas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Municípios do Acre irão receber R$ 2,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para executar ações de acolhimento emergencial

Jamile Romano

Deracre executa limpeza de entulhos nas estações de tratamento de água em Rio Branco

Jamile Romano

Concurso 2.915: Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões

Redacao

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida

Redacao

No Dia da Amazônia, exposição de fotos da Sema na Expoacre revela a beleza das paisagens e povos amazônicos

Raimundo Souza

TJAC arrecada mais de 4,2 mil unidades de fraldas descartáveis

Jamile Romano