A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado do Acre, lançou nesta terça-feira (2), na Policlínica Barral y Barral, a campanha “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, que marca um novo momento para a saúde pública municipal. O município passa a oferecer, de forma gratuita, o método contraceptivo de longa duração, Dispositivo Intrauterino – DIU Mirena, para adolescentes de 14 a 18 anos.
A iniciativa coloca Rio Branco na vanguarda da Região Norte, ampliando o acesso das jovens a métodos seguros e eficazes para o planejamento da vida reprodutiva. De acordo com Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão de Saúde de Adolescentes de Rio Branco, a campanha representa um avanço importante: “Recebemos 120 DIUs Mirena, da Saúde do Estado, para contribuir com a saúde do adolescente e diminuir a incidência de gravidez precoce em Rio Branco. As jovens interessadas podem procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal e serão encaminhadas para inserção”, explicou Kathyelly.
Ela ainda reforça que o método é altamente eficaz e contribui para que as adolescentes tenham tranquilidade em seus projetos de vida: “O DIU Mirena permite que as jovens se planejem, protejam sua saúde reprodutiva e tenham mais segurança para alcançar seus objetivos”, evidenciou.
O médico ginecologista, Dr. Gustavo Castro destacou a eficácia e a segurança do método. “O DIU, quando bem indicado, é extremamente eficaz e pode durar até 8 anos. A inserção é simples, segura e acompanhada por ultrassonografia para garantir a correta colocação”, frisou o médico.
Ele reforça que é essencial investir em educação e informação para que as adolescentes compreendam as opções disponíveis. “É um método seguro, eficaz e que reduz significativamente os índices de gravidez na adolescência”, pontuou.
[Assessoria]

