25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Em painel entre Brasil e China, vice-governadora Mailza reafirma compromisso para construção de soluções econômicas, tecnológicas e ambientais

No oitavo dia de COP30, em Belém/PA, a vice-governadora Mailza Assis participou do painel Brasil and China Towards Sustainability in a Shared Future, que reuniu autoridades e especialistas da China e do Brasil com o objetivo de discutir o futuro sustentável do planeta e fortalecer a aliança entre os dois países.

Vice-governadora Mailza Assis participou do painel Brasil and China Towards Sustainability in a Shared Future, que reuniu autoridades e especialistas da China e do Brasil. Foto: Pedro Devani/Secom.

“Estar aqui hoje, dialogando com autoridades e especialistas chineses, reforça o compromisso que compartilhamos: construir soluções que unam desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e proteção ambiental”, destacou a vice-govenadora Mailza Assis em seu discurso.

O painel foi realizado na Blue Zone da COP30, espaço reservado para autoridades de todos os países realizarem discussões e negociações climáticas internacionais, sob gestão direta da ONU.

Mailza declarou que se sente honrada em representar o Estado do Acre em encontro que reúne lideranças comprometidas com o futuro sustentável do planeta. Foto: Pedro Devani/Secom.

Participaram do evento os representantes da All-China Environmental Federation e do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, instituições que desempenham papel central na agenda climática mundial.

A vice-governadora declarou que se sente honrada em representar o Estado do Acre neste encontro que reúne lideranças comprometidas com o futuro sustentável do planeta.

“Brasil e China constroem, ao longo de cinco décadas, uma relação sólida, baseada na cooperação, na confiança e em propósitos comuns. O Acre chega a este encontro com a convicção de que a cooperação internacional é indispensável para garantir a integridade da Amazônia e o bem-estar das populações que nela vivem”, reforçou.

Vice-governadora declarou que Brasil e China constroem, ao longo de cinco décadas, uma relação sólida baseada na cooperação, na confiança e em propósitos comuns Foto: Pedro Devani/Secom.

O Acre está situado em uma região estratégica, que exige políticas públicas baseadas em ciência, bioeconomia, prevenção de queimadas e modelos produtivos sustentáveis, segundo Mailza. “Buscamos construir caminhos que valorizem a floresta em pé, fortaleçam comunidades tradicionais e ampliem oportunidades para um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo”.

A China, com sua liderança em energia limpa, inovação ambiental e tecnologias de grande escala, é considerada uma parceira indispensável para o avanço de soluções ambientais na Amazônia.

Diretor do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, Shidong Yan, abordou a importância da cooperação multisetorial Brasil-China na busca de soluções para as mudanças climáticas. Foto: Pedro Devani/Secom.

O diretor do Centro de Educação e Comunicações Ambientais do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, Shidong Yan, abordou a importância da cooperação multisetorial Brasil-China na busca de soluções para as mudanças climáticas.

“Hoje temos mais de 1 milhão de pessoas na China que adotam uma rotina baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa, utilizando transportes com tecnologias que priorizam a qualidade do ar. São ações que pretendemos trazer para o Brasil, por meio de projetos-piloto, além de outras ações de educação ambiental que incentivem, principalmente, a participação do público jovem”, reforçou.

Com isso, além de um encontro técnico, o painel foi uma oportunidade de alinhar estratégias e fortalecer compromissos. “Sabemos que nenhum país enfrenta a crise climática sozinho. É por meio da diplomacia, da cooperação e da soma de competências que avançaremos”, finalizou a vice-governadora, ao agradecer a cooperação com a China.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Plano Pena Justa auxilia Acre a reduzir número de pessoas que cumprem pena em unidades penitenciárias

Redacao

Depuatada Socorro Neri leva pedido de jovem acreano ao MEC e provas do Enem serão adaptados para pessoas com autismo

Marcio Nunes

Casa do Artesanato Acreano reinaugura em novo endereço na próxima quinta, em Rio Branco

Jamile Romano

Governo do Acre confirma aumento para servidores e pagamento nesta semana; confira

Jamile Romano

Governo confirma ponto facultativo de Corpus Christi e estende a medida para a sexta-feira, 20

Marcio Nunes

Setor moveleiro de Feijó chama a atenção do público e é destaque no Festival do Açaí

Kevin Souza