Atualizada em 11/12/2023 17:04
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira que não será permitido “em hipótese nenhuma” a invasão da Guiana pela Venezuela via território brasileiro. O ministro ainda classificou como “insensatez” e uma “manobra política” do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a ameaça de invasão à região do país vizinho para recuperar o Essequibo, uma região em disputa que representa mais de 70% do território da vizinha Guiana. Mucio tratou sobre o tema em um almoço com jornalistas na sede da Marinha em Brasília.
Nossa atribuição é a preservação do território nacional. Temos uma fronteira… eles só chegarão na Guiana, se passassem, pelo território brasileiro e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma. Isso é uma manobra política dele, se fosse perto das eleições eu não me preocuparia muito, mas não vai passar.
Na quinta-feira, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e Guiana, Irfaan Ali, irão se reunir para tratar sobre a disputa pela região. A reunião está sendo intermediada pelo presidente de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, que receberá os dois líderes. O assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, deve representar Lula no encontro.
O encontro será promovido pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual Gonsalves é presidente pro tempore, e pela Comunidade do Caribe (Caricom). Mucio afirmou ter esperança que neste encontro seja encontrada uma solução.
[Oglobo]