30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

‘Em hipótese nenhuma’ Maduro vai usar o Brasil para invadir a Guiana, diz ministro da Defesa

Publicado em 11/12/2023

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira que não será permitido “em hipótese nenhuma” a invasão da Guiana pela Venezuela via território brasileiro. O ministro ainda classificou como “insensatez” e uma “manobra política” do presidente venezuelano, Nicolás Maduroa ameaça de invasão à região do país vizinho para recuperar o Essequibo, uma região em disputa que representa mais de 70% do território da vizinha Guiana. Mucio tratou sobre o tema em um almoço com jornalistas na sede da Marinha em Brasília.

Nossa atribuição é a preservação do território nacional. Temos uma fronteira… eles só chegarão na Guiana, se passassem, pelo território brasileiro e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma. Isso é uma manobra política dele, se fosse perto das eleições eu não me preocuparia muito, mas não vai passar.

Na quinta-feira, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e Guiana, Irfaan Ali, irão se reunir para tratar sobre a disputa pela região. A reunião está sendo intermediada pelo presidente de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, que receberá os dois líderes. O assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, deve representar Lula no encontro.

O encontro será promovido pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual Gonsalves é presidente pro tempore, e pela Comunidade do Caribe (Caricom). Mucio afirmou ter esperança que neste encontro seja encontrada uma solução.

[Oglobo]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Hotéis se recusam a explicar preços exagerados para COP30

Kevin Souza

Pix completa 4 anos em expansão, mas há quem ainda evite usar

Raimundo Souza

Duas pessoas morrem após queda de avião em praia de Ubatuba, no litoral norte de SP

Jamile Romano

Veja os sinais de que você está com o açúcar elevado no sangue

Raimundo Souza

INSS: governo tem semana decisiva para dizer como devolverá dinheiro

Jamile Romano

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Marcio Nunes