28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Publicado em 08/10/2025

O plenário da Câmara dos Deputados retirou de pauta a MP (Medida Provisória) com alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e inviabilizou a apreciação. A matéria perde a validade nesta quarta-feira (8).

A votação contou com 251 favoráveis votos e 193 contrários.

A aprovação da MP era considerada essencial pela equipe econômica e renderia cerca de R$ 17 bilhões aos cofres do governo federal em 2026, ano eleitoral. A proposta altera regras de tributação sobre investimentos, fintechs e compensações tributárias.

Para facilitar a votação, o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), flexibilizou o texto original do governo em diversos pontos e atendeu a demandas de parlamentares ligados ao setor produtivo, principalmente ao agronegócio. Governistas, entretanto, reclamam que o acordo foi quebrado.

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se envolveu diretamente nas negociações e nas tentativas de convencimento. Ele chegou a se reunir, na tarde desta quarta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com líderes do Congresso Nacional para tratar da medida provisória.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

ANA declara situação crítica de rios da Amazônia por escassez d’água

Marcio Nunes

Trump propõe negociações graduais enquanto Europa exige ações imediatas sobre guerra na Ucrânia

Kevin Souza

Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura

Raimundo Souza

Nova versão da PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

Marcio Nunes

STF começa a ouvir nesta segunda réus do núcleo 1 da trama golpista

Marcio Nunes

Vacina do HPV avança no público-alvo, mas precisa resgatar mais velhos

Kevin Souza