35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em audiência pública, Câmara debate 3° Relatório Quadrimestral de 2023 da SEMSA

Publicado em 14/05/2024

Atendendo ao requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 13, uma audiência pública no qual debateu o 3° Relatório Quadrimestral de 2023 da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e discutiu sobre os recursos destinados à saúde pública no município. A audiência contou com a presença da representante da SEMSA, Eufrásia Cadorin e do presidente do conselho municipal de saúde, José Pinheiro.

O vereador Ismael Machado iniciou agradecendo a participação dos representantes e destacou a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos, e citou os 15% obrigatórios destinados à saúde.

“Nós esperamos o que é estabelecido em lei, que os 15% da lei de recursos destinados à saúde possa ser sempre bem aplicado, é muito importante essa apresentação ter total transparência e publicidade, o que é feito, contratado, pago ali pela secretaria municipal de saúde.”

A representante da SEMSA, Eufrásia, apresentou os principais pontos do relatório, que atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, e se refere a informações e ações para o plano municipal, e que determina o investimento mínimo de 15% das receitas próprias em saúde. Ela enfatizou que, no trimestre de 2023, o município alcançou um percentual de investimento de 17,31%, que superou a meta estabelecida.

“A gente tem, portanto, um quadro demonstrativo do montante dos recursos que considerando então o que define a lei de responsabilidade fiscal que a aplicação do investimento em saúde deve ser no percentual mínimo em 15% dos recursos próprios e aí gente tem o percentual alcançado neste trimestre de 17,31%.”

Eufrásia citou os gastos com custeio e investimentos nas prestações de serviços, e destacou emendas e aumento no número de procedimentos destinados à saúde. Ela também abordou sobre a alta na aquisição de medicamentos e falou sobre indicadores de saúde no município, destacando melhorias em algumas áreas, mas chamando atenção para os indicadores de mortalidade infantil.

“Mortalidade infantil a gente tinha uma meta pactuada de 14% e ficou acima com 16,95% o que não é muito legal, já no primeiro indicador a meta foi de 227 nós ficamos com 52,27 isso tem duas nuances a gente ficou abaixo do compactuado que é bom, porém pode não retratar a realidade por falta de alimentação do sistema de informação e investigação desses óbitos.”

Por fim, ela comentou sobre reformas em unidades de saúde e destacou a importância da entrega das vans com equipamentos odontológicos para a fazer tratamentos de saúde nas comunidades.

“Foram disponibilizadas para o alcance daquela população que não tem cobertura de atenção básica de saúde, a gente viu que só 22% do município de Rio Branco tem cobertura, então essas vans cumprem um papel fundamental para estar levando atendimento para esses locais que não tem acesso a uma unidade.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Pinheiro, finalizou destacando a importância de se cumprir as metas e investimentos planejados, entre eles, em concursos públicos, para garantir a qualidade dos serviços de saúde à população.

“Conseguimos atingir as metas e outras e outras não, é importante que o município centre mais energia no cumprimento das metas compactuadas, para que o município se planeje mais para poder fazer os investimentos dentro do tempo previsto para a população poder receber as reformas, e fazer os investimentos em concurso público no seu quadro profissional para poder oferecer um serviço de maior qualidade”.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae realiza programação especial para estimular formalização de empreendedores como MEI

Jamile Romano

Durante o Outubro Rosa, mulheres podem agendar exames preventivos na OCA

Jamile Romano

Bocalom assina decreto de emergência na estação de tratamento ETA 2

Marcio Nunes

Em Cruzeiro do Sul, vice-governadora Mailza reforça compromisso da gestão com a Segurança Pública no Juruá

Raimundo Souza

Fase municipal dos Jogos Estudantis inicia neste sábado, em Rio Branco

Marcio Nunes

Líder indígena denunciado por estupro de turista chilena em aldeia no Acre está foragido, diz polícia

Jamile Romano